segunda-feira, 30 de junho de 2014

Artigo aprovado no XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação


Com muita alegria compartilho a relação dos trabalhos aprovados para o XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, evento que ocorrerá em setembro no Centro de Convenções, em Olinda-PE. 

Nesta lista, consta o artigo sob o título: "A Educação Empreendedora no Segmento Juvenil para o Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas: Uma Proposta no Atual Cenário Socioeconômico Brasileiro", que produzir, na condição de co-autor, com o meu aluno João Alexandre da Silva Neto, da Escola Técnica Maria José Vasconcelos. 

Governo lança Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento

O governo federal lançou o Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento (PNPC), com o objetivo de estimular a pesquisa na área de ciência, tecnologia e inovação.
Pelo prazo de dez anos, o programa vai incentivar a pesquisa em 20 áreas do conhecimento, como agricultura, saúde, energia e defesa.
Cada plataforma reunirá pesquisadores líderes em suas áreas, com o apoio de empresas, para organizar recursos e desenvolver produtos para lançá-los ao mercado.
O governo fornecerá os financiamentos para que pesquisadores e empresas desenvolvam seus projetos.
Um comitê gestor, integrado por representantes de seis ministérios, terá a incumbência de acompanhar o programa.
A criação das plataformas começará com a seleção da capacidade científica, inscrição e seleção dos pré-projetos, julgamento e contratação das empresas e instituições de pesquisa e, por fim, a avaliação dos resultados e análise acerca da possibilidade de continuidade do financiamento.
Grandes problemas brasileiros
Segundo o governo, o PNPC (Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento) conduzirá medidas de estímulo a investimentos na busca por soluções para grandes problemas brasileiros.
"Em uma década, até 20 arranjos público-privados conhecidos como plataformas devem gerar conhecimento, produtos e processos com alto impacto na CT&I e, consequentemente, na vida das pessoas e do país", disse o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz
"Todas as plataformas precisam culminar na participação de grupos de excelência em pesquisa e de uma empresa ou um consórcio delas", disse a presidente Dilma Rousseff. "Elas devem contar com um instituto com capacidade de ancorar o processo de desenvolvimento tecnológico. Nosso sucesso vai depender da competência para identificar os melhores e mais adequados centros e, quando for o caso e a necessidade, modernizá-los para compor as plataformas."
Segundo Campolina, o PNPC foi criado com base em experiências internacionais: "Tentamos acompanhar as políticas mais consistentes, como os megaprojetos tecnológicos da China, pela intensidade da corrida para assumir uma posição de liderança mundial; as plataformas tecnológicas europeias, formuladas exatamente para enfrentar a competição asiática; e os innovation hubs[concentradores de inovação], nova versão das políticas científicas dos Estados Unidos".

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=programa-nacional-plataformas-conhecimento&id=010175140626&ebol=sim#Imprimir

domingo, 29 de junho de 2014

Anais da VI Mostra Científica da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)


Tive o prazer de participar, na condição de Parecerista e de autor/co-autor de trabalhos, da VI Mostra Científica da Associação Nacional de Pós-Graduandos.

O evento teve como tema a "Valorização da Ciência e dos Pesquisadores" e ocorreu nas dependências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), durante o Congresso Nacional de Pós-Graduandos.

Os trabalhos poderão ser conferidos através do link: http://issuu.com/associacaonacionaldepos-graduandos/docs/anais_unificado_2

Boa leitura!