quinta-feira, 26 de maio de 2011

Universitários da UFPE cobram que o João Murilo seja Hospital Escola


Av. Mariana Amália foi tomada pelos estudantes do CAV/UFPE


O protesto dos estudantes da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão (CAV/UFPE), movimentou o Centro da cidade na manhã dessa quarta-feira (25). Eles seguiram pelas principais ruas reivindicando o incremento na área de estágios junto ao Hospital João Murilo de Oliveira.

Em passeata eles sairam do Hospital João Murilo, alvo dos protestos: o fato, segundo eles, é que a unidade hospitalar não apresenta condições de trabalho para os seus estagiários.

A iniciativa foi apoiada pelos professores e técnicos administrativos da instituição, também pelo Conselho Municipal de Saúde e demais entidades, os quais fizeram coro junto aos estudantes no protesto. Eles percorreram as principais vias do Centro comercial de Vitória, finalizando no Centro Acadêmico da UFPE/Vitória, localizado no Alto do Reservatório, onde foram recebidos para uma mesa redonda a fim de debater a questão com o atual Reitor da UFPE - Amaro Lins. Na oportunidade, os universitários ainda cobraram da gestão uma atitude a fim de evitar que ocorra a migração para os hospitais da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Os estudantes desejam que a unidade hospitalar gerenciada pelo Estado se torne um centro de estágios para estudantes da área de saúde tornando-o um Hospital Escola, tendo em vista que esse é o foco do Centro Acadêmico em Vitória de Santo Antão, pelo fato dos cursos superiores oferecidos serem da área.

Acho justo e importante a iniciativa tomada pelos alunos da UFPE - Campus Vitória de Santo Antão, pois, do ponto de vista das demandas regionais, assim como, da logística do estudante ir e vir todos os dias para o recife (tendo hospital regional na Cidade), é uma medida que beneficiaria aos estudantes, aos pacientes, a própria imagem do hospital,e por fim, a sociedade como um todo.

Parabens a todos e firme na luta!

Fonte: com informações do Blog A Voz da Vitória (www.avozdavitoria.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário