domingo, 31 de julho de 2011

Programa de bolsas incentivará inovação e registro de patentes

Apesar de ocupar a 13ª posição no ranking mundial de produção científica, o Brasil está em 47ª lugar no de inovação. Mesmo considerando como "precários" esses indicadores, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante (foto), disse nesta terça-feira (26) que eles mostram de forma clara a necessidade de o país avançar nos incentivos a bolsas de estudo, como o previsto no Programa Ciência sem Fronteiras.
aloisio
Foto: Agência Brasil

“Na área de inovação, o Brasil está muito distante da posição que detém na economia mundial”, disse Mercadante ao abrir a palestra sobre o Programa Ciência sem Fronteiras, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

A iniciativa pretende conceder 100 mil bolsas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores em modalidades que vão do nível médio ao pós-doutorado. Dessas, 75 mil ficarão a cargo do governo federal e 25 mil, da iniciativa privada.

A preocupação inicial é favorecer áreas de conhecimento consideradas prioritárias, como as de engenharia, ciências exatas, biológicas e da saúde, além da computação e tecnologia da informação. “Enquanto a Coreia [do Sul] tem um engenheiro para cada quatro formandos, o Brasil tem uma proporção de um para cada 50 formandos”, argumentou o ministro.

Mercadante apresentou alguns dados que mostram o quanto algumas áreas de conhecimento foram desfavorecidas entre 2001 e 2009. Enquanto o total de bolsas concedidas para a área de humanas aumentou 66% no período, e a de ciências biológicas 63%, o de engenharia cresceu apenas 1% e o de ciências exatas e da terra diminuiu 16%. “Por isso, a inovação é o foco da nova política industrial”, afirmou ele.

Das 75 mil bolsas que serão custeadas pelo governo, 27,1 mil serão destinadas à graduação de estudantes. Mais 24,6 mil terão como destino o chamado doutorado sanduíche, com duração de um ano; e 9,79 mil a doutorados integrais, com duração de quatro anos. Para pós-doutorados, serão mais 8,9 mil bolsas e para estágio sênior, 2,6 mil. Haverá ainda 700 bolsas para treinamento de especialistas de empresas no exterior; 860 para jovens cientistas; e, por fim, 390 para pesquisadores visitantes.

"Esses pesquisadores visitantes serão lideranças científicas internacionais consolidadas. De preferência, brasileiros radicados no exterior", explicou Mercadante. Segundo ele, os visitantes assumirão o compromisso de vir ao Brasil com regularidade e, também, de receber estudantes e pesquisadores brasileiros em seu laboratório no exterior.

A seleção das universidades estrangeiras que serão destino dos bolsistas será feita de acordo com os rankingsapresentados pela Times Higher Education e pela QS World University. "Teremos os melhores estudantes brasileiros estudando nas 50 melhores universidades do mundo", informou o ministro.

Integrante de um dos grupo de trabalho que discute formas de o país incentivar inovação e registro de patentes, o professor Antônio Trevisan ressaltou a importância da participação da iniciativa privada nessas áreas. A resposta foi dada pelo presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), Paulo Safady: “Vamos administrar isso com competência e competitividade.”

Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Os desafios para uma educação de qualidade

"Ousarei expor aqui a mais importante, a maior, a mais útil regra de toda educação: não ganhar tempo, mas perdê-lo."
(Jean-Jacques Rousseau)

Apesar dos nítidos avanços, principalmente na última década, seja no incremento considerável de recursos através do FUNDEB e outras medidas importantes, tais como: a aprovação do Piso Nacional dos Professores, da aprovação da obrigatoriedade do ensino de sociologia e filosofia no Ensino Médio, da ampliação do número de Escolas Técnicas, das melhorias estruturais de grande parcela das Escolas por todo o País, da interiorização da universidade e da criação de importantes ações afirmativas no Ensino Superior, ainda é precário, o estado da nossa educação.
Isto porque, o nosso problema, da Educação, não está unicamente associado ao aspecto econômico (incremento de recursos), mas sim, a grande defasagem de uma política de construção do conhecimento. Ou seja, a Educação não é uma corrida onde se passa uma grande quantidade de conteúdo e se estabelece pouca preocupação com a formação desses indivíduos, desses cidadãos (humanidade). O reflexo disso é a produção de um ensino meramente metódico, que não forma ninguém, e despreocupado com as reais necessidades do País.
Nunca alcançaremos o status de País desenvolvido, enquanto não tratarmos a Educação com mais seriedade e como um grande movimento em prol de uma nova concepção de nação. Onde todos possuem, através da obtenção desse conhecimento, condições de construírem suas vidas e sonhos, ou seja, a verdadeira transformação social.
Mas, não é de hoje que se abordam questões como estas acima citadas em nosso País. Basta remetermos ao grande movimento denominado “Manifesto dos Pioneiros”, estabelecido no ano de 1932, por lideranças expressivas do movimento educacional da época, tais como: Fernando de Azevedo, Clarice Lispector, Anísio Teixeira, Afrânio Peixoto, Lourenço Filho, Roquette Pinto, Delgado de Carvalho, Hermes Lima.
Entre as principais idéias propostas pelo Manifesto dos Pioneiros, destacam-se: a luta por uma educação sem discriminação social, ou seja, o ensino para todos; a adoção de um ensino laico, pois naquela ocasião a Igreja Católica exercia forte influência na educação do País, onde, apenas uma pequena parcela da população tinha acesso à Educação; e a principal bandeira, era a luta pela renovação da Educação, um grande movimento que lutava por uma Educação gratuita, pública, democrática, obrigatória e que também se preocupava com questões importantes e essenciais, como a formação dos professores e uma concepção de ensino que servisse para todos, além, das lutas pelo incremento de investimentos necessários por parte do Estado Brasileiro para as devidas melhorias da Educação.
E com essa fonte de idéias (o Manifesto dos Pioneiros) que nos inspiram até os dias de hoje, é preciso caminhar, acredito, em duas frentes: a primeira de que precisamos mudar a concepção da maneira de transformar a nossa Educação, ou seja, precisamos fortalecer as discussões que permeiam a construção de um sistema nacional de ensino, porém, que preze pelas particularidades regionais, que seja inclusiva e que esteja diretamente associada aos reais desafios estratégicos de toda a nação como política de Estado; a segunda, de que precisamos lutar, pelo incremento considerável de investimentos na educação, como os 10% do PIB e os 50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação, porém, que sua destinação equalize não só as demandas físicas, mas também, preze pelo capital humano (profissionais da educação).
É preciso fortalecer este grande movimento, através das Conferências, Conselhos, Fóruns da Educação, pois, através da Educação poderemos contribuir de forma significa no debate de idéias e nas discussões que permeiam a construção do desenvolvimento e a definição dos rumos do País.

Por Anderson Diego

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Reflexão!

"Muitas pessoas pensam que a felicidade somente será possível depois de alcançar algo, mas a verdade é que deixar para ser feliz amanhã é uma forma de ser infeliz."

(Roberto Shinyashiki)

Já está com tudo certo para participar do 38º CONAP da ANPG? Organize-se e participe!




























De 18 a 21 de agosto, Recife (PE) sediará o 38° Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (Conap), reunindo APGs e comissões pró-APG de todo o país para debater a proposta de Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020.

Com o tema “A Formação de Recursos Humanos e o Desenvolvimento do Brasil”, além do PNPG 2011-2020, estão na pauta a Campanha de Bolsas da ANPG e também a convocação do próximo congresso da entidade.

Como participar

Para participar, cada APG ou comissão pró-APG deve eleger um(a) delegado(a), que terá direito a voto no fórum. O(a) delegado(a) tem direito a um(a) suplente e os pós-graduandos que quiserem participar como observadores também podem se inscrever.

Associações nacionais e estaduais de pós-graduandos de uma determinada área – como a Associação de Médicos Residentes de SP (Ameresp) ou a Federação dos Pós-Graduandos em Direito (Fepodi) – também podem eleger delegados.

A eleição do(a) delegado(a) é simples. Basta realizar uma reunião da APG ou comissão pró-APG e definir quem será o(a) delegado(a) e o(a) suplente. Esta reunião deve ser registrada em ata, que deve ser assinada pelo(a) presidente da entidade.

Para se credenciar, o delegado deve comparecer ao credenciamento que será instalado em Recife nos dias do evento com a ata de fundação da entidade, a ata de posse da gestão atual, a ata da reunião que elegeu o(a) delegado(a) e o(a) suplente, além do comprovante de matrícula destes dois. No caso de haver mais de uma APG na universidade, será considerada a APG geral. Caso não haja APG geral, todas as APGs podem se credenciar normalmente, conforme  Regimento (anexo).

Não tem APG? Monte uma!

Caso na sua universidade ainda não exista APG, construa uma! Basta divulgar a proposta de montar a APG, reunir os interessados e debater o Estatuto, as eleições, etc. Modelos de estatuto, ata de fundação e posse, assim como outras informações, podem ser obtidas aqui.


Participe do CONAP e ajude a continuar a construção da história da ANPG, que já acumula 25 anos de ações em defesa da ciência e do Brasil! 


ANPG – Associação Nacional de Pós-Graduandos
www.anpg.org.br - (11) 5081-5566
Rua Vergueiro, 2485 – Vila Mariana, CEP: 04.101-200, São Paulo-SP

Sport assina contrato para construção da arena

Presidente do clube espera, agora, liberação da Prefeitura do Recife para iniciar a obra até dezembro de 2012

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução / Site oficial do Sport
Foto: Reprodução / Site oficial do Sport
O Sport e o grupo de investidores da Engevix assinaram, nesta quarta-feira (27), o contrato para a construção da arena multiuso que vai substituir a Ilha do Retiro. Com o acordo firmado, agora o clube espera apenas por licenças da Prefeitura do Recife para poder iniciar, de fato, a obra.

De acordo com o presidente do Leão, Gustavo Dubeux, o prazo para o início da demolição da Ilha do Retiro está marcado para dezembro de 2012. Entretanto, o mandatário rubro-negro espera iniciar a obra antes da data estipulada. “O prazo máximo é o final de 2012, mas queremos fazer antes. Espero que as obras comecem em um ano.”

Para Dubeux, a assinatura do contrato é encarada como um marco para a história do Sport. “Muita gente falava que eu estava com pressa, mas sabíamos que tudo isso levaria um grande tempo. Estamos trabalhando desde a aprovação entre os conselheiros e os sócios e o dia de hoje é um grande marco para o nosso clube.”

O PROJETO
A intenção da diretoria do Sport é começar a construção da arena multiuso com a demolição da Ilha do Retiro. A antiga sede do clube dará lugar a uma arena com 45 mil lugares, além de um complexo com prédios comerciais, um hotel, um centro de compras, espaço para esportes olímpicos do clube, área social e um museu.

A arena seria no padrão Fifa, o orçamento para a construção do complexo é de R$ 500 milhões, terá duração de 30 meses e a previsão de entrega é em 2015. O projeto vencedor foi o apresentado pela empresa Plurisports.

No contrato, o Sport receberia integralmente a bilheteria dos jogos, além de percentuais em receitas dos prédios comerciais, realizações de shows, com os camarotes e restaurantes por um período de 30 anos. A partir daí, tudo passa para o clube. Nos dez primeiros anos, o Leão receberia 7% do arrecadado. A partir daí até os 20, a percentual iria para 15% e, dos 20 até os 30, iria pra 25%.

Guerrilha do Araguaia

Expedição terá acompanhamento da ministra da SDH e dura uma semana. 


O governo federal recomeçou nesta segunda-feira (25), em Xambioá (TO), os trabalhos de busca por restos mortais de desaparecidos políticos durante a Guerrilha do Araguaia. A expedição é organizada pelo Grupo de Trabalho do Araguaia (GTA), criado para localizar, recolher e identificar os despojos. Na quarta-feira (27), a ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Maria do Rosário, acompanhará a expedição. O trabalho de campo se estenderá até o dia 4 de agosto.

O GTA, reformulado em maio, é coordenado pelos ministérios da Defesa, Justiça e pela SDH. Uma equipe técnica pericial, familiares dos mortos e desaparecidos da guerrilha e representantes do Ministério Público Federal (MPF) também participam das expedições.

A Guerrilha do Araguaia foi um movimento que surgiu na década de 1970 em oposição à ditadura militar. Até hoje, dezenas de militantes que participaram da guerrilha estão desaparecidos. Em 2009, a juíza da 1ª Vara Federal do Distrito Federal, Solange Salgado, determinou que o governo federal reiniciasse as buscas na região.

Em dois anos, o grupo encontrou dez ossadas. Elas estão no Hospital Universitário de Brasília (UnB) e aguardam perícia do Instituto Médico-Legal de Brasília.

Por Agência Brasil.

terça-feira, 26 de julho de 2011

"Filtro Solar". Muito bom este vídeo, vale a pena conferir!

Muito bom este vídeo. Vale a Pena Conferir!
"Filtro Solar - Por Pedro Bial"

domingo, 24 de julho de 2011

Celeste Olímpica se consagra campeã da Copa América 2011


A Seleção Uruguaia se consagrou neste domingo (24/07), campeã pela 15 vez na história do torneio Sul-Americano (Copa América). A Final ocorreu no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, Argentina. O Placa da Partida ficou da seguinte maneira: Uruguai 3 x 0 Paraguai.

Os destaques da partidas ficaram por conta dos Uruguaios Diego Forlán e Suárez.

sábado, 23 de julho de 2011

Capitalismo discrimina para ampliar exploração e maximizar lucro

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta sexta-feira, 22, revela que mais da metade da população brasileira (63,7%) reconhece que a cor ou a raça exerce efeitos diferentes nas relações cotidianas. É no ambiente de trabalho que se verifica o sentido da discriminação: o capital usa o preconceito para aumentar a taxa de exploração da força de trabalho e maximizar lucros.

De acordo com o estudo, o trabalho, citado por 71% dos entrevistados, é a situação cotidiana que mais sofre influência da cor e da raça. Em seguida, aparecem as relações com a polícia/Justiça (68,3%) e no convívio social (65%). O levantamento foi feito em 15 mil domicílios de cinco estados e no Distrito Federal, em 2008.

Pesquisa 

A Pesquisa das Características Etnorraciais da População: um Estudo das Categorias de Classificação de Cor ou Raça foi feita no Amazonas, na Paraíba, em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Mato Grosso e no Distrito Federal. Do total dos entrevistados, 96% souberam se autoclassificar e muitos preferem mascarar a realidade para evitar discriminação.

Quem não cita as categorias branca, preta, parda, amarela e indígena, usadas tradicionalmente pelo IBGE em suas pesquisas, afirma que é moreno (21,7%) ou negro (7,8%). Para o órgão, o fato de as pessoas se identificaram com base apenas nessas sete categorias encerra um mito.

Moreno

"Existia um folclore no sentido de que teríamos mais de 100 categorias diferentes para se autoclassificar, uma salada de cores. A pesquisa mostra que não, que as pessoas escolhem uma das sete categorias", diz um dos responsáveis pelo estudo inédito, José Luís Petruccelli.

Embora a população tenha consciência da cor ou raça, muitos usam o termo "moreno" para evitar se declarar como preto ou pardo (negro), acrescenta o pesquisador. "Moreno é um termo para fugir da questão. Pode ser quase qualquer um, pode ser bronzeado de sol ou afrodescendente."

Ascendência europeia
De acordo com a pesquisa, para se autoclassificar, os brasileiros levam em conta a cor da pele (74%) e a origem familiar (62%), além dos traços físicos (cabelo, boca, nariz), citados por 54%.

Em relação à ancestralidade, a maioria dos entrevistados reconheceu ascendência europeia (43,5%), entre as noves possibilidades dadas no questionário. Quanto à origem familiar, 21,4% citaram a ancestralidade indígena e 11,8%, a africana.

A pesquisa do IBGE sobre características etnorraciais da população brasileira foi feita em 15 mil domicílios no Amazonas, na Paraíba, em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Mato Grosso e no Distrito Federal, no ano de 2008.

Capitalismo
Os preconceitos não nasceram com o capitalismo, mas é inegável que a discriminação, no Brasil como em outros países, tem sido estimulada e usada pelo patronato para aumentar a taxa de exploração da classe trabalhadora, reduzindo salários e, com isto, maximizando os lucros. Vale até mesmo, no capitalismo tupiniquim, a exploração do trabalho escravo em pleno século 21.

É por isto que mulheres, negros e jovens constituem o contingente da população trabalhadora mais sujeito ao desemprego, aos baixos salários, à precarização e à violência. O salário de um trabalhador negro equivale em muitos casos à metade do valor pago a um branco, apesar de realizar as mesmas funções. Mulheres e jovens também recebem menos. A diferença é embolsada pelo patronato. Isto confere à luta contra os preconceitos e a discriminação um sentido classista que já foi percebido pelo movimento sindical.

No documento intitulado “Desenvolvimento com soberania e valorização da classe trabalhadora”, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) sustenta que “para avançar no sentido de um projeto de desenvolvimento com soberania e valorização do trabalho é imprescindível combater com energia e intransigência todas as formas de discriminação e preconceito, cabendo em particular ao movimento sindical conferir maior ênfase à luta pela igualdade no mercado de trabalho brasiliero, profundamente marcado pela discriminação contra negros, mulheres e jovens”.

Da Redação, com informações do IBGE e da Agência Brasil



Fonte: Portal Vermelho

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Final de semana dedicado aos "Românticos", boa música!

Hoje tem o confronto dos times Pernambucanos na série B do Brasileiro

Nesta sexta-feira (22/julho) acontecerá o confronto das equipes pernambucanas de futebol na série B do Campeonato Brasileiro 2011. Sport x Salgueiro no Estádio da Ilha do Retiro. O Leão em busca da reabilitação e acesso ao G4, enquanto que o carcará do sertão busca um bom resultado para fugir da zona de rebaixamento de vez.

Como torcedor do Sport, apesar de admirar o time do sertão (Salgueiro), torço pela vitória do leão da praça da bandeira!

Local: Ilha do Retiro. 
Horário: 21h. 
Árbitro: Nielson Nogueira. 
Assistentes: Erich Bandeira e Jossemmar Diniz. 
Ingressos: arquibancada frontal R$ 30, sócio e estudante R$ 15, arquibancada (placar) R$ 10.

Lula recebe título de Doutor Honoris Causa de universidades pernambucanas

A cerimônia de entrega será realizada no Teatro de Santa Isabel, das 10h às 12h, nesta sexta; ex-presidente chega nesta quinta-feira, para concerto da Orquestra Criança Cidadã

Da Redação do pe360graus.com
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá a Pernambuco nesta quinta-feira (21). Durante sua visita, além de participar do concerto de aniversário da Orquestra Criança Cidadã, Lula receberá, na sexta-feira (22), o título de Doutor Honoris Causa, concedido pelas universidades Federal (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Pernambuco (UPE). A cerimônia de entrega será realizada no Teatro de Santa Isabel, das 10h às 12h.

A concessão do título pela UFPE foi aprovada pelo Conselho Universitário em 2002, sendo a primeira universidade a fazer esta homenagem a Lula. Os demais títulos foram concedidos posteriormente, a UFRPE, em 2003, e a UPE, em 2009. Por isso, a cerimônia será presidida pelo reitor Amaro Lins e terá como presidente de honra o governador do Estado, Eduardo Campos. 

Em função das dimensões do teatro, o evento será restrito a convidados. Participarão representantes dos Conselhos Universitários das três instituições de ensino superior e outros convidados das universidades, do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife.

MEC promete dobrar vagas de estágio para doutorandos no exterior


A oferta de bolsa de estudos para estágio fora do País irá dobrar, segundo anúncio do MEC (Ministério da Educação). Em 2011, a expectativa é de que sejam oferecidas 2.800 bolsas de doutorado.


A ampliação faz parte do novo programa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), intitulado PDSE (Programa Institucional de Bolsas de Doutorado-Sanduíche no Exterior).

De acordo com o MEC, cursos de doutorado com notas entre 3 e 7 na avaliação da Capes poderão se candidatar a receber duas cotas de bolsas --o que representa 12 meses de estudo.

Antes, apenas os cursos com nota acima de 5 recebiam uma só cota --diz o MEC. Com isso, o ministério promete que o número de bolsas de estudo suba para 7.669 em 2014.

O coordenador do programa de pós-graduação será o responsável por designar uma comissão para análise de cada proposta de estágio. Os candidatos poderão fazer suas inscrições na página eletrônica do Capes somente após a aprovação dos seus documentos nas instituições de ensino.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Fonte: A Voz da Vitória

terça-feira, 19 de julho de 2011

Aprende aí, Brasil! rs

Tarefa de casa para a nossa seleção brasileira de futebol. Como se bater um pênalti com estilo.

Leopardo é flagrado atacando guarda florestal na India


Animal atacou seis pessoas nesta terça-feira. Incidente ocorreu em uma aldeia perto de Salugara.


Um leopardo atacou nesta terça-feira (19) seis pessoas na aldeia de Prakash Naga, perto de Salugara, na Índia. O felino chegou a saltar sobre um guarda florestal que participava da operação para capturá-lo. Os guardas florestais realizaram várias tentativas até conseguirem pegar o leopardo adulto, que estava vagando por uma região densamente povoada.

Leopardo ataca guarda florestal durante operação para capturá-lo. (Foto: Diptendu Dutta/AFP)Leopardo ataca guarda florestal durante operação para capturá-lo. (Foto: Diptendu Dutta/AFP)
Várias pessoas acompanharam a tentativa de capturar o leopardo. (Foto: Diptendu Dutta/AFP)Várias pessoas acompanharam a tentativa de capturar o leopardo. (Foto: Diptendu Dutta/AFP)

Para relaxar, boa semana a todos!

Roberto Carlos - As curvas da estrada de Santos

Progrape, mestrado e doutorado da UPE serão gratuitos

Alunos dos cursos de mestrado e doutorado e do Programa Especial de Graduação em Pedagogia (Progrape) da Universidade de Pernambuco (UPE) serão contemplados com a gratuidade nas taxas de matrícula e mensalidades de seus cursos.



A iniciativa foi possível graças a um decreto assinado pelo governador Eduardo Campos na última sexta-feira (15), beneficiando cerca de 350 pós-graduandos e 1.130 alunos do Progrape. A cerimônia de assinatura do documento, realizada no Campus da UPE em Garanhuns, contou com a presença de professores, alunos, gestores, políticos e representantes da comunidade científica do Estado.

Em seu discurso durante a solenidade de assinatura do decreto, o governador Eduardo Campos comentou que os números já dão conta de que Pernambuco está em posição de destaque no País nos índices de Educação, alcançando, inclusive, melhores posições que os estados de Santa Catarina e Paraná. “Em 2013, com essa turma do Progrape, estaremos no pódio do ensino fundamental e médio no Brasil, profetiza o governador, referindo-se ao ano de finalização do Programa, em 2013.

Para o secretário Marcelino Granja, o decreto fortalece a formação de professores e a pós-graduação, que está desafiada a resolver os problemas da população. “Esse tipo de ação é decisiva para impulsionar o crescimento que o Estado precisa para o desenvolvimento na Educação”, comentou.

Criado em 1999 pelo Governo em parceria com municípios do Estado com o objetivo de complementar a formação e capacitar os professores da rede pública de ensino que não possuem licenciatura (apenas o antigo magistério), o Progrape já formou mais de 12 mil professores em cursos presenciais e a distância instalados em 42 polos que agregam 82 municípios do Estado.

Atualmente, existem cerca de 2.380 alunos regularmente matriculados no Programa da UPE, sendo que apenas 1.250 são beneficiados com a isenção do pagamento das mensalidades, em função de atuarem como docentes na rede pública municipal ou estadual de ensino e terem suas mensalidades custeadas pelos municípios e Governo do Estado. O restante dos professores, que será favorecido com a gratuidade, custeia mensalmente cerca de R$ 160 do curso.

O diretor geral da UPE em Garanhuns, Pedro Falcão, lembrou que a assinatura do decreto se junta a outras ações do Governo para alavancar o desenvolvimento da Educação no Estado, como o Prevupe - o pré-vestibular da UPE para alunos carentes; e a assinatura do projeto de lei do Proupe no último mês de junho, que irá beneficiar com bolsas de estudo parciais e integrais alunos das 13 Autarquias Municipais de Ensino Superior do Estado. “Essas iniciativas também contribuem para resgatar a cidadania desses alunos”, complementou.

Os valores das mensalidades dos cursos serão repassados pelo Governo do Estado à UPE no limite do número de alunos matriculados por unidade de ensino. Cerca de R$ 2,1 milhões por ano serão investidos na gratuidade do Progrape e da pós-graduação stricto senso da Universidade, sendo R$ 1,15 milhão por ano no Progrape até sua extinção, no final de 2013, e R$ 967,2 mil por ano na gratuidade da pós-graduação da UPE.

Fonte: Sectec

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Brasil eliminado nos pênaltis; Venezuela é a grande novidade

A máxima das peladas da garotada brasileira se comprovou mais uma vez: “Quem não faz gol toma”. No caso da partida que eliminou o Brasil da Copa América perante um Paraguai fechado, os gols tomados foram na disputa de pênaltis depois de um Zero a Zero no tempo regulamentar e na prorrogação.

Durante os 120 minutos, a seleção canarinho jogou melhor, mostrou alguma evolução ofensiva, criou quase uma dezena de oportunidades de gol, mas a falha na pontaria dos atacantes e a excelente performance do goleiro guarani mantiveram o placar em Zero a Zero.

Também o meio de campo e a defesa jogaram melhor do que nas partidas anteriores e conseguiram anular as principais jogadas da equipe paraguaia. O goleiro brasileiro Júlio Cesar foi apenas um espectador.

O Brasil exerceu domínio territorial, controlou a posse de bola, promoveu movimentação do ataque e teve em Robinho, que reencontrou seu futebol, Pato e Neymar, que com suas constantes trocas de posição às vezes confundiam a defesa paraguaia, as peças mais importantes na sua estratégia para vazar a defesa adversária. Mas a defesa da “Albiroja” mostrou solidez e o goleiro Villar, melhor jogador em campo, foi uma fortaleza inexpugnável.

A prorrogação foi disputada sem o mesmo ritmo do tempo regulamentar. O Paraguai jogou o tempo complementar ainda mais defensivo e o Brasil tornou-se mais cauteloso, sem querer correr o risco de sofrer um gol que seria fatal.

Infelizmente para o Brasil, o que se revelou fatal foi o surpreendentemente bisonho desempenho na cobrança de pênaltis. Quatro erros em quatro tentativas, sendo que três delas os chutes foram para fora, a longa distância do gol. Como disputa de pênaltis não é loteria, ao contrário do que supõe o senso comum, ficou demonstrado que faltou mais preparo técnico e emocional.

Cerca de uma hora depois da eliminação para o Paraguai, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ricardo Teixeira, mandou um recado através da assessoria de imprensa da entidade, dizendo que "banca" a permanência do técnico Mano Menezes à frente da Seleção Brasileira. A declaração é estapafúrdia e patética. A frustração com a derrota não causou até agora nenhum clamor nacional pela demissão de Mano. O chefete da CBF mais uma vez cultiva a sua imagem de mandão, de patrão e dono da entidade máxima do futebol brasileiro. Na verdade, antes de um “Fora, Mano”, a torcida brasileira precisa fazer um “Fora, Teixeira”, para pôr fim a uma longa era de desmandos e corrupção na CBF.

Outros resultados

Na véspera, depois de uma partida bem disputada em que a Argentina e o Uruguai empataram em 1 a 1, os donos da casa foram eliminados. Na disputa entre Peru e Colômbia, o Peru levou a melhor. Ambas as partidas foram decididas nos pênaltis.

Venezuela, grande novidade
A maior novidade da Copa América 2011 até agora foi a classificação da Venezuela às semifinais, depois de sofrida, mas merecida e incontestável, vitória sobre o Chile, por 2 a1. Os andinos dominaram a partida durante a maior parte do tempo e perderam muitos gols, mas os bolivarianos foram mais agudos no contra-ataque e precisos nas finalizações. É o melhor desempenho da Venezuela em competições internacionais de futebol profissional.

A primeira semifinal da Copa América será disputada na terça-feira (19) entre o Uruguai e o Peru. Na quarta (20), sairá o segundo finalista, do jogo entre Paraguai e Venezuela.

Da Redação

Daniel Iliescu é eleito presidente da UNE



O carioca Daniel Illiescu foi eleito presidente da União Nacional dos Estudantes no segundo dia de plenária final de seu 52º Congresso. A eleição foi realizada no Ginásio Goiânia Arena e 3.153 delegados escolheram a nova direção. Daniel foi eleito com 75% dos votos e deverá assumir a entidade a partir de 11 de agosto, data da posse.



A abertura de inscrição das chapas se deu por volta das 13 horas. No total, foram inscritas quatro chapas que englobavam as 33 forças políticas presentes no Congresso. A candidatura de Daniel Illesco contou com uma ampla composição de correntes políticas, ele, da União da Juventude Socialista (UJS) aglutinou os movimentos, Mutirão, Kizomba, Mudança, a Juventude Socialista Brasileira, a Juventude do PMDB e a Juventude do Partido Trabalhista Brasileiro. 


Daniel, que foi eleito com 2.367 votos ressaltou a importância do congresso e acredita que o principal desafio da nova gestão será a luta em defesa da educação e o fortalecimento e união com os demais movimentos sociais. “As três principais bandeiras que devemos levantar nos próximos dois anos são: a destinação de 10% do PIB para a educação, o investimento de 50% do fundo social do Pré-Sal para a educação e a erradicação do analfabetismo. Acredito que dessa forma poderemos contribuir para que o Brasil tenha um projeto de desenvolvimento democrático, soberano, ambientalmente sustentável e socialmente includente”, afirmou Daniel.


Confira abaixo o resultado da eleição:


Chapa 3 – Por uma nova UNE: 05 votos
Chapa 5 – Oposição de Esquerda: 581 votos
Chapa 6 – Movimento Mude: 182 votos
Chapa 7 – O Movimento Estudantil Unificado para as Mudanças do Brasil: 2.367 votos

Fonte: Portal Vermelho

sábado, 16 de julho de 2011

Estudantes chilenos dançam Triller para exorcizar má educação

Passeatas estudantis gigantes, pedindo democracia e melhoria da educação, se repetiram em Santiago, capital do Chile nos últimos meses. Entre as atividades o marco das mobilizações estudantis por uma educação de qualidade aconteceu em 24 de julho. Quando milhares de estudantes se reuniram em frente ao Palácio de la Moneda para um protesto bem humorado e coreografado. 


Protesto bem humorado e coreografado (Thiller)



Fonte: Portal Vermelho

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Festival de Inverno de Garanhuns 2011 (FIG)



Confira programação completa, acessando: http://www.nacaocultural.pe.gov.br/programacao-completa-fig-2011

Governador decreta gratuidade para mestrado e doutorado na Universidade de Pernambuco

Hoje (15), o governador Eduardo Campos assina Decreto que torna gratuita as taxas de matrícula e mensalidades dos alunos dos cursos de mestrado e doutorado e do Programa Especial de Graduação em Pedagogia (Progrape) da Universidade de Pernambuco (UPE). Com a iniciativa, serão beneficiados cerca de 350 pós-graduandos e 1.130 alunos do Progrape. 

Criado pelo Governo em 1999 em parceria com prefeituras, o Progrape tem o objetivo de complementar a formação e capacitar os professores da rede pública de ensino que não possuem licenciatura (apenas o antigo Magistério). O programa já formou mais de 12 mil professores em cursos presenciais e a distância instalados em 42 polos que agregam 82 municípios do Estado. 

Atualmente, existem cerca de 2.380 alunos regularmente matriculados no Programa da UPE, sendo que apenas 1.250 são beneficiados com a isenção do pagamento das mensalidades, em função de atuarem como docentes na rede pública municipal ou estadual de ensino e terem suas mensalidades custeadas pelos municípios e Governo do Estado. O restante dos professores, que será favorecido com a gratuidade, custeia mensalmente cerca de R$ 160,00 do curso.


Fonte: www.sectec.pe.gov.br

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mais de 10 mil jovens devem participar do 52º Congresso da UNE


congresso_390_jpg

A União Nacional dos Estudantes (UNE) se prepara para realizar o seu maior e mais representativo fórum de discussão estudantil, o CONUNE que em sua 52ª edição ocorrerá em Goiânia, no Centro-Oeste do País, de 13 a 17 de julho. Mais de 10 mil jovens de todo o Brasil e América Latina são aguardados para, juntos com outros estudantes, definirem os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos. As atividades se concentrarão na tradicional praça universitária de Goiânia, principalmente na PUC-GO e na UFG.

A abertura solene do 52º Congresso Nacional da UNE será marcada com uma homenagem aos 50 anos da “Cadeia da Legalidade”, que ocorreu em 1961 no Brasil, com grande participação do movimento estudantil, para garantir a posse do presidente João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros e em meio ao grande turbilhão político que antecedeu a ditadura militar.

Dois personagens centrais desse episódio serão homenageados pela UNE na abertura do Congresso, então governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola, que comandou a resistência democrática pela posse de João Goulart, e o então ex-presidente da UNE Roberto Amaral, que chegou a transferir a sede da entidade para Porto Alegre e liderou os estudantes nesse embate. Durante o ato, Brizola Neto, substituirá seu falecido avô.

Com o tema “Pensando nos desafios da educação no Brasil” o grande destaque da programação na quinta-feira (14) fica por conta do II Encontro Nacional do ProUni, com a presença ilustre do ex-presidente Lula e do ministro da Educação, Fernando Haddad. Marcando este ano a concessão de mais de 1 milhão de bolsas para universitários de baixa renda desde o início do programa, em 2004, estudantes de todo o país que cursam a universidade a partir desse programa do governo federal discutirão as vantagens, problemas e desafios do programa.

No mesmo dia às 14h, com o tema “Educação tem eu ser 10! 10% do PIB para educação!” uma Marcha dos Estudantes ocupará a Praça Universitária. Representantes da CUT, CTB, MST entre outras forças do movimento social estarão reunidas com a UNE para reivindicar a principal pauta do movimento estudantil, a democratização do ensino no Brasil com a luta da destinação de 10% do PIB e 50 % da arrecadação com royalties do petróleo da camada Pré-sal para a educação.

Durante as atividades, em diversos momentos o Congresso da UNE pautará o Plano Nacional de Educação (PNE) através de debates sobre a questão do financiamento das universidades públicas, a democracia do acesso e permanência no ensino superior e a valorização dos profissionais da educação.

Os estudantes também se reunirão em um ato em defesa da Comissão da Verdade que tem o objetivo de esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos no período da ditadura (1964-1985). No ato estará presente a presidente da comissão de Direitos Humanos da Câmara a deputada federal Manuela D´Ávila, e foram convidados para o ato o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso e a secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.

UNE rumo aos 75 anos

A maior e mais tradicional organização da juventude brasileira se prepara para alcançar seus três quartos de século. Em 2012, a UNE chegará aos 75 anos de lutas e participação decisiva no futuro do país. As comemorações já começam no 52º Congresso, em Goiânia, com o lançamento de uma campanha, do novo site da UNE, de um selo comemorativo para os 75 anos além de outros materiais especiais.

Ocupando as ruas e praças do Brasil, os estudantes combateram o nazi-facismo durante a segunda guerra mundial, lutaram pelo fim da ditadura do Estado Novo, pela defesa do patrimônio nacional com a campanha “O Petróleo é Nosso” e pelas reformas sociais durante os anos 60. Resistiram ao regime militar, sob pena de perseguições torturas e mortes, pintaram as caras nos anos 80 para reivindicar as Diretas Já e também pela campanha de impeachment do presidente Fernando Collor em 1992. Nos anos 90, lutaram contra o neoliberalismo e as privatizações. Atualmente, a UNE tem uma pauta diversificada de lutas que vai da democratização da universidade ao combate ao racismo e à homofobia dentro das instituições de ensino.

Eleições na UNE

O processo para eleger a nova diretoria da UNE começa com a etapa estadual. O Diretório Central de Estudantes (DCE) de cada universidade promove a eleição dos delegados que vão representar as instituições no Congresso. Os representantes são eleitos pelos alunos, sendo que a cada dois mil estudantes é eleito um delegado. Caso a universidade não possua DCE, uma comissão de dez alunos é cadastrada  e, após a aprovação pela comissão responsável, a instituição pode eleger seus delegados.

Durante a etapa nacional, os delegados votam (em caráter secreto) durantes os últimos dois dias do evento nas chapas que se candidatarem à diretoria da UNE. A chapa vencedora indica o presidente e a quantidade de diretores proporcional ao número de votos obtidos. A chapa que obtiver a segunda maior votação faz a indicação do vice- presidente e a que ficar em terceiro lugar indica a 3ª chamada.

Confira a programação completa em:


Fonte: UNE.

Avião de pequeno porte cai em terreno em Boa Viagem (Recife) e deixa 16 mortos

Bimotor da Noar Linhas Aéreas fazia a linha Recife/Mossoró, com escala em Natal; segundo a Aeronáutica, o bimotor decolou, mas, devido a problemas, piloto tentou fazer pouso forçado

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo
Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quarta-feira (13) em um terreno na avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A aeronave é um bimotor L410 que pertence a Noar Linhas Aéreas e fazia a linha Recife/Mossoró, com escala em Natal. Ao todo, havia 16 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação. Não há sobreviventes, segundo o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Comando da Aeronáutica, o bimotor decolou do Aeroporto Internacional dos Guararapes às 6:51. Quatro minutos depois, o piloto informou à Torre de Controle que estava em situação de emergência e tentou fazer pouso forçado, caindo em terreno baldio próximo ao Hospital da Aeronáutica e localizado a 4 km do aeroporto e a 100 metros da praia de Boa Viagem.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a explosão do avião aconteceu após o impacto no solo. Nove viaturas dos Bombeiros, carros do Instituto Médico-Legal (IML) e equipes de investigação de acidentes aéreos da Força Aérea Brasileira (FAB) foram ao local do acidente.

INVESTIGAÇÃO
Em nota oficial divulgada no site da FAB, a Aeronáutica informou que iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que ocasionaram o acidente. A Agência Nacional de Aviação (Anac) também informou que iniciou a apuração de informações sobre a situação da empresa Noar e da aeronave.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) enviou uma equipe para iniciar as investigações para fins de prevenção. Ainda não há um prazo para a conclusão do laudo sobre as causas da queda do bimotor.

PARENTES DAS VÍTIMAS
De acordo com informações repassadas pela assessoria do Aeroporto Internacional Augusto Severo (localizado no município de Paranamirim, a 18 quilômetros de Natal), parentes das vítimas do acidente começaram a chegar ao terminal aeroviário por volta das 8h desta quarta. À medida que eles chegaram, eles foram sendo levados para o auditório da Infraero.

VOOS CANCELADOS
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), por causa do acidente, a Noar Linhas Aéreas cancelou os voos no Recife. Não há previsão de retomada dos voos.

SOBRE O AVIÃO
O L-410, também conhecido como LET, é um bimotor turboélice com capacidade para até 19 passageiros e destinado para o transporte em pequenas e médias distâncias. Entre as características da aeronave, estão a cabine mais larga e alta comparada a outros modelos e as poltronas distribuídas em fileiras de um e dois assentos.

INTERNAUTAS
Diversos internautas estão publicando vídeos com imagens sobre o acidente. Você pode conferir no G1, no Facebook e no Twitter.

MONITORAMENTO DO TRÂNSITO
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) enviou agentes para monitorar a circulação de veículos em Boa Viagem por conta de queda do bimotor da Noar Linhas Aéreas no terreno ao lado do Hospital da Aeronáutica, na divisa entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes. Ao todo, dez guardas e coordenadores de tráfego estão na área, nas duas vias, atuando para agilizar o fluxo de veículos.

Segundo a CTTU, o trânsito está lento na altura da avenida Visconde de Jequitinhonha, no sentido Boa Viagem/Piedade, e no início da avenida Boa Viagem, no trecho do município de Jaboatão. Por isso, a orientação da companhia é que os condutores evitem a avenida Jequitinhonha e sigam para Jaboatão pela avenida Mascarenhas de Morais.

Fonte: www.pe360graus.com