Fotos: Passarinho
Ministra Marta Suplicy (branco) e comitiva comemoram a abertura do espaço
A Incubadora Pernambuco Criativo, um escritório para prestar serviços e dar suporte técnico aos empreendedores culturais no Estado, foi inaugurada hoje (16) no Campus Recife da UFPE, em cerimônia com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy. A gestão do escritório, localizado no Centro de Convenções da Universidade, será feita pelo professor Marcos Galindo (UFPE) e por Patrícia Reis (Fundarpe). Começará a operar a partir da segunda quinzena de novembro, após o treinamento, por 60 dias, da equipe técnica que vai operacionalizar o serviço.
A ferramenta cultural em Pernambuco possui o diferencial de ser a única incubadora instalada dentro de uma universidade. Segundo a ministra, a localização valoriza o espaço. “Por ser dentro de um centro de cultura, que contará com teatro, cinema, terá o espírito que esperamos”, afirmou. Integrante da Rede de Incubadoras do Ministério da Cultura (MinC), este é o sétimo escritório inaugurado com essa finalidade no país. O Pernambuco Criativo conta com quatro servidores da UFPE, um da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE) e um da Fundarpe. Em outubro, será lançado um edital para completar a equipe de gestores culturais que vai atuar na incubadora.
EVENTO – A ministra Marta Suplicy e sua comitiva iniciaram a visita à UFPE na Biblioteca Central, para conhecer o Memorial Denis Bernardes, espaço onde fica o acervo e está conservada a memória da instituição, através da guarda e digitalização de documentos. Já no Centro de Convenções, onde foram conhecer o espaço destinado à Incubadora, a comitiva assistiu às apresentações do Maracatu Piaba de Ouro e das Orquestras Sinfônica e de Frevo da Universidade.
Maracatu Piaba de Ouro fez apresentação e encantou Marta Suplicy
Na parte solene da cerimônia, foram assinados os protocolos de intenção entre a Universidade e a Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco (Secult-PE) e entre a UFPE e o MinC, instrumentos que viabilizam a incubadora. O reitor em exercício, Edmilson Lima, mostrou-se otimista com a iniciativa. “O espaço é importante para a economia criativa do nosso Estado, mas também é fundamental para a formação dos nossos alunos”, destacou.
A gestora da Incubadora Pernambuco Criativo, Patrícia Reis, elogiou a iniciativa e chamou a sociedade a participar da ferramenta cultural. “A economia criativa também somos nós”, afirmou. Já o secretário estadual de Cultura, Marcelo Canuto Mendes, enfatizou a importância do compromisso com a política cultural. “Estamos conscientes que é um desafio muito grande, mas estamos animados”, disse ele. O convênio firmado com o Ministério é de dois anos, mas há a possibilidade de renovação.
INCUBADORA – O projeto atende a um dos eixos estratégicos da Política de Cultura de Pernambuco, que visa potencializar a cadeia produtiva das linguagens culturais, de acordo com as especificidades próprias de cada uma e de setores que possuem interlocução de ações em comum: meio ambiente, ciência e tecnologia, trabalho e renda, turismo, políticas de gênero, desenvolvimento econômico, entre outros.
Mais informações
incubadorapecriativo@fundarpe.pe.gov.br |
terça-feira, 16 de setembro de 2014
UFPE sedia incubadora Pernambuco Criativo para apoiar empreendedores culturais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário