Numa promoção entre o Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (Facol) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), graduandos de Administração tiveram a oportunidade, na noite da última quarta-feira (05/03), de assistir – no Auditório Tabocas, à palestra “Desenvolvimento Regional e os Novos Negócios: o caso do Porto Digital“, com o prof. Anderson Diego (ex-estudante Facol e agora, prestes a iniciar o doutorado na Universidade Federal de Pernambuco, UFPE).
Sob a mediação do prof. Rafael Anderson – coordenador do Curso de Bacharelado em Administração, o palestrante abordou o tema, apresentando o caso do Porto Digital – Arranjo Produtivo Local de TIC e Economia Criativa, localizado no Recife, que além de ser enquadrado no modelo de novas formatações de estruturação organizacional (governado por uma triple helix), promove intensa rede colaborativa de troca de experiências, recursos e conhecimentos.
Em sua fala, Anderson Diego falou sobre as rápidas transformações tecnológicas que vêm ocorrendo por todo o mundo, mencionou o aumento da concorrência entre os negócios e chamou atenção para a emergência de novas formatações de estruturação organizacional, sobretudo, nas últimas décadas, em que é requerido das empresas um aprimoramento dos seus respectivos desempenhos, forçando-as a reduzir custos, ao passo em que ampliam modelos de produtos ofertados e maximizam a produtividade e a qualidade dos seus processos.
Para Jonathan Francisco, representante dos estudantes Facol – através do DCE, o relato de experiências como as de Anderson, colega de infância que viu ascender, agora mais recentemente, ao doutorado, só enobrece o currículo de uma instituição preocupada em oferecer o melhor aos seus estudantes. “O testemunho dele é uma prova inconteste de que com disciplina, dedicação e planejamento podemos forjar bem nosso caminho. É para nós – calouros e veteranos – um exemplo a ser seguido“, disse Jonathan.
Anderson Diego encerrou a palestra dando um recado aos bacharelandos. “Diante do atual cenário, são demandados novos mercados, novos profissionais, novos consumidores, ou seja, uma nova forma de pensar os negócios. E o objetivo de abordamos estas novas temáticas no curso de administração é despertar em vocês – estudantes, um olhar crítico para estas novas demandas e possibilidades, geradas a partir dos conceitos da economia criativa, do empreendedorismo e dos planos de negócios criativos. Mãos à obra, então.”
Por Marcelo De Marco, Núcleo de Comunicação (NuC-Facol)
Nenhum comentário:
Postar um comentário