Confira a íntegra da "Carta de Foz do Iguaçu", aprovada por blogueiros de 17 estados brasileiros e de 23 países durante o I Encontro Mundial de Blogueiros Progressistas: O 1º Encontro Mundial de Blogueiros, realizado em Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil), nos dias 27, 28 e 29 de outubro, confirmou a força crescente das chamadas novas mídias, com seus sítios, blogs e redes sociais. Com a presença de 468 ativistas digitais, jornalistas, acadêmicos e estudantes, de 23 países e 17 estados brasileiros, o evento serviu como uma rica troca de experiências e evidenciou que as novas mídias podem ser um instrumento essencial para o fortalecimento e aperfeiçoamento da democracia. Como principais consensos do encontro – que buscou pontos de unidade, mas preservando e valorizando a diversidade –, os participantes reafirmaram como prioridades: - A luta pela liberdade de expressão, que não se confunde com a liberdade propalada pelos monopólios midiáticos, que castram a pluralidade informativa. O direito humano à comunicação é hoje uma questão estratégica; - A luta contra qualquer tipo de censura ou perseguição política dos poderes públicos e das corporações do setor. Neste sentido, os participantes condenam o processo de judicialização da censura e se solidarizam com os atingidos. Na atualidade, o WikiLeaks é um caso exemplar da perseguição imposta pelo governo dos EUA e pelas corporações financeiras e empresariais; - A luta por novos marcos regulatórios da comunicação, que incentivem os meios públicos e comunitários; impulsionem a diversidade e os veículos alternativos; coíbam os monopólios, a propriedade cruzada e o uso indevido de concessões públicas; e garantam o acesso da sociedade à comunicação democrática e plural. Com estes mesmos objetivos, os Estados nacionais devem ter o papel indutor com suas políticas públicas. - A luta pelo acesso universal à banda larga de qualidade. A internet é estratégica para o desenvolvimento econômico, para enfrentar os problemas sociais e para a democratização da informação. O Estado deve garantir a universalização deste direito. A internet não pode ficar ao sabor dos monopólios privados. - A luta contra qualquer tentativa de cerceamento e censura na internet. Pela neutralidade na rede e pelo incentivo aos telecentros e outras mecanismos de inclusão digital. Pelo desenvolvimento independente de tecnologias de informação e incentivo ao software livre. Contra qualquer restrição no acesso à internet, como os impostos hoje pelos EUA no seu processo de bloqueio à Cuba. Com o objetivo de aprofundar estas reflexões, reforçar o intercâmbio de experiências e fortalecer as novas mídias sociais, os participantes também aprovaram a realização do II Encontro Mundial de Blogueiros, em novembro de 2012, na cidade de Foz do Iguaçu. Para isso, foi constituída uma comissão internacional para enraizar ainda mais este movimento, preservando sua diversidade, e para organizar o próximo encontro. Fonte: www.ujs.org.br |
domingo, 30 de outubro de 2011
Organizados em encontro mundial, blogueiros aprovam Carta de Foz do Iguaçu
Marcadores:
I Encontro Mundial de Blogueiros,
UJS
sábado, 29 de outubro de 2011
Lula fará quimioterapia para combater tumor na laringe
O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, 66 anos, recebeu o diagnóstico de um tumor localizado de laringe, após realizar exames hoje (29), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Para combater, fará uma série de sessões de quimioterapia a partir de segunda (31). "O presidente Lula é um líder, um símbolo e um exemplo para todos nós. Tenho certeza deque, com sua força, determinação e capacidade de superação de adversidades de todo o tipo, vai vencer mais esse desafio", declarou Dilma Rousseff.
"As chances de cura são excelentes", afirmou um dos oncologista da equipe que atende Lula, Artur Katz. Segundo boletim médico do hospital, divulgado por volta das 11h deste sábado, Lula passa bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial. O médico Paulo Hoff, um dos responsáveis pelo tratamento que o ex-presidente vai fazer contra o tumor, disse que Lula estava apresentando rouquidão acima do normal, o que o levou a fazer os exames e permitiu detectar o tumor.
O oncologista Artur Katz declarou que o estado de Lula é "muito bom". "Ele está em ótimo estado geral." Katz destacou que o tumor descoberto na manhã de hoje não é "muito grande". "Deseja-se que ele possa levar uma vida normal em quantidade e qualidade, após o tratamento", disse o médico.
A equipe médica preferiu a quimioterapia à cirurgia, "para preservar as funções da laringe".
A assessoria de Lula contou que ele foi ao hospital Sírio Libanês ontem por conta de dores na garganta. O ex-presidente, segundo Hoff, pediu aos médicos que sua doença fosse tratada "com transparência". As sessões de quimioterapia já começarão na segunda-feira (31).
Repercussão
Em nota divulgada neste sábado (29), a presidente Dilma Rousseff, comentou a notícia. "O presidente Lula é um líder, um símbolo e um exemplo para todos nós. Tenho certeza deque, com sua força, determinação e capacidade de superação de adversidades de todo o tipo, vai vencer mais esse desafio."
Ela lembrou sua experiência com a doença, em 2009, quando passou por tratamento para linfoma não-Hodgkin. "Graças aos exames preventivos, a descoberta do tumor foi feita em estágio que permite seu tratamento e cura. Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do Hospital Sírio Libanês, que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula.", diz a nota.
E acrescentou: "Como presidenta da República e ex-ministra do presidente Lula, mas, sobretudo, como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei a seu lado com meu apoio e amizade para acompanhar a superação de mais esse obstáculo."
A notícia logo tomou conta das páginas principais das versões on-line de jornais de todo mundo. Na Argentina, tanto no líder em vendas "El Clarín", quanto no concorrente "La Nación". O chileno "La Tercera" repercutiu o anúncio da doença colocando Lula em destaque em seu site.
O site da BBC destacou em sua página inicial a notícia, ressaltando que Lula presidiu o Brasil em um período de forte crescimento econômico, retirando milhões de pessoas da pobreza.
Na Espanha, o site "20 minutos" deixou por algum tempo a informação como notícia principal de sua página, com uma grande fotografia do ex-presidente e os dizeres "Lula padece de câncer".
O português "Diário de Notícias" também comentou, afirmando que o brasileiro terminou em 2010 seu segundo mandato "como o mais bem avaliado da história do Brasil".
O que é a doença?
A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço.
O site do instituto informa que fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe que não fumantes. Mas também existem causas virais e não é possível ainda dizer o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula. "As chances de cura são excelentes", completou. Lula é ex-fumante e tinha o hábito de fumar cigarrilhas.
O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, segundo o Inca. O instituto informa que dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.
com agênciasO site do instituto informa que fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe que não fumantes. Mas também existem causas virais e não é possível ainda dizer o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula. "As chances de cura são excelentes", completou. Lula é ex-fumante e tinha o hábito de fumar cigarrilhas.
O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, segundo o Inca. O instituto informa que dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.
Fonte: www.vermelho.org.br
Bom final de semana a todos!
Reflexão dose dupla para o final de semana. Felicidades a todos! Músicas da Banda Los Hermanos:
01 vídeo: "Além do que se ver"
02 Vídeo: "Último Romance"
Marcadores:
Los Hermanos,
Música,
Música Além do que se ver,
Música Último Romance,
Reflexões
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Aldo Rebelo é o novo ministro do Esporte
O deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) foi anunciado nesta quinta-feira (27) como o novo ministro do Esporte. De acordo com a presidente Dilma, a indicação lhe dá "grande segurança de que a pasta terá êxito". Rebelo foi indicado pelo partido para ocupar a vaga do correligionário Orlando Silva, que deixou o cargo na quarta-feira (26), para defender-se de denúncias que o envolvem em um suposto esquema de desvio de dinheiro público na pasta.
A posse do novo ministro, segundo o Planalto, será na próxima segunda-feira. "Fui convidado pela presidente para assumir o ministério", afirmou Rebelo, agradecendo a confiança. Questionado sobre quais serão suas primeiras medidas, Rebelo disse que "a presidente não entrou nos detalhes da pasta e não teria como fazer isso". "Preciso entrar em contato com a equipe do ministério para começar a transição, só a partir dai posso falar", completou.
Em conversa com o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, e com o próprio Aldo Rebelo, Dilma declarou que o partido vem conduzindo com competência e honestidade o Ministério e que, por isso, deveria continuar à frente da pasta. "Vou me empenhar, junto com o PCdoB, para que o Ministério alcance êxito nas importantes tarefas que lhe cabem, sobretudo nos grandes eventos, a Copa e as Olimpíadas", disse a presidente.
Dilma ressaltou as qualidades do novo ministro e afirmou que tem confiança em Rebelo. "Sua indicação me dá grande segurança de que o Ministério terá êxito, o que é muito importante para o êxito do meu governo como um todo", destacou.
Renato Rabelo, por sua vez, afirmou que o "PCdoB tem em Rebelo um quadro político com grande experiência e capacidade política. É uma pessoa em quem o partido deposita enorme confiança para levar a bom termo tarefas importantes para o país".
Mais cedo, pelo Twitter, Orlando desejou boa sorte a Rebelo: "Bom dia, Aldo Rebelo! Deus ilumine teus caminhos. Bom trabalho!". Os nomes de Flávio Dino (PCdoB-MA) e da deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) também eram cogitados pela imprensa.
Rebelo está no sexto mandato na Câmara dos Deputados, sempre pelo PCdoB – já foi presidente da Casa e líder do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Rebelo também foi ministro da Coordenação Política durante a gestão de Lula e teve importante papel na articulação da base aliada no período que se seguiu às denúncias do Mensalão. Na juventude, atuou no movimento estudantil e foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes).
Com a indicação de Aldo, a pasta permanece sob a liderança do PCdoB, que dará continuidade ao trabalho desenvolvido desde 2006 e que resultou em grandes conquistas para o país, como a realização da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Orlando Silva deixou a pasta nesta quarta-feira. "Decidimos que a melhor solução seria sair do governo para defender a minha honra", disse. "Saio com o sentimento do dever cumprido", completou o ex-ministro, reiterando sua inocência.
Da Redação
A posse do novo ministro, segundo o Planalto, será na próxima segunda-feira. "Fui convidado pela presidente para assumir o ministério", afirmou Rebelo, agradecendo a confiança. Questionado sobre quais serão suas primeiras medidas, Rebelo disse que "a presidente não entrou nos detalhes da pasta e não teria como fazer isso". "Preciso entrar em contato com a equipe do ministério para começar a transição, só a partir dai posso falar", completou.
Em conversa com o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, e com o próprio Aldo Rebelo, Dilma declarou que o partido vem conduzindo com competência e honestidade o Ministério e que, por isso, deveria continuar à frente da pasta. "Vou me empenhar, junto com o PCdoB, para que o Ministério alcance êxito nas importantes tarefas que lhe cabem, sobretudo nos grandes eventos, a Copa e as Olimpíadas", disse a presidente.
Dilma ressaltou as qualidades do novo ministro e afirmou que tem confiança em Rebelo. "Sua indicação me dá grande segurança de que o Ministério terá êxito, o que é muito importante para o êxito do meu governo como um todo", destacou.
Renato Rabelo, por sua vez, afirmou que o "PCdoB tem em Rebelo um quadro político com grande experiência e capacidade política. É uma pessoa em quem o partido deposita enorme confiança para levar a bom termo tarefas importantes para o país".
Mais cedo, pelo Twitter, Orlando desejou boa sorte a Rebelo: "Bom dia, Aldo Rebelo! Deus ilumine teus caminhos. Bom trabalho!". Os nomes de Flávio Dino (PCdoB-MA) e da deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) também eram cogitados pela imprensa.
Rebelo está no sexto mandato na Câmara dos Deputados, sempre pelo PCdoB – já foi presidente da Casa e líder do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Rebelo também foi ministro da Coordenação Política durante a gestão de Lula e teve importante papel na articulação da base aliada no período que se seguiu às denúncias do Mensalão. Na juventude, atuou no movimento estudantil e foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes).
Com a indicação de Aldo, a pasta permanece sob a liderança do PCdoB, que dará continuidade ao trabalho desenvolvido desde 2006 e que resultou em grandes conquistas para o país, como a realização da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Orlando Silva deixou a pasta nesta quarta-feira. "Decidimos que a melhor solução seria sair do governo para defender a minha honra", disse. "Saio com o sentimento do dever cumprido", completou o ex-ministro, reiterando sua inocência.
Da Redação
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
José Bertotti apresenta experiências do Recife em São Paulo
O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, viajou a São Paulo para apresentar as ações realizadas pela Prefeitura do Recife na 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais, aberta na noite desta terça-feira (25), no Pavilhão São Carlos Exposhow, em São Carlos.
O gestor apresentará, nesta quarta (26), a pesquisa sobre as cadeias produtivas, desenvolvida em parceria pela Prefeitura do Recife e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia, e a implantação do Parque Científico e Cultural do Jiquiá.
Durante o evento, serão apresentadas experiências dos diversos municípios integrantes da Rede Mercocidades que, por meio de desenvolvimento em ciência e tecnologia, atuaram na solução de problemas urbanos em diversas áreas e na geração de empresas, emprego e renda. A participação de Bertotti acontecerá durante a Reunião de Diretoria do Fórum Nacional de Secretários de Ciência Tecnologia e Inovação, que integra a programação Mostra.
Nesta terça (25), o secretário aproveitou a oportunidade para conhecer os laboratórios de instrumentação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que desenvolve tecnologias para o setor agropecuário, tanto na área de equipamentos eletroeletrônicos como em biotecnologias e nanotecnologias. Atualmente, a Empresa possui 78 patentes, sendo que algumas ainda não foram colocadas em escala industrial. “É visando esta oportunidade que a Prefeitura do Recife e a Embrapa realizarão uma rodada de negócios, com data a ser definida, com as empresas do setor, em especial as que fazem parte do Parque Tecnológico de Pernambuco (Parqtel). Ele acrescentou que o “intuito é de que, em parceria com a Embrapa, empresas pernambucanas possam produzir esses equipamentos para a agricultura brasileira”. À tarde, o gestor conheceu o Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec).
O gestor apresentará, nesta quarta (26), a pesquisa sobre as cadeias produtivas, desenvolvida em parceria pela Prefeitura do Recife e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia, e a implantação do Parque Científico e Cultural do Jiquiá.
Durante o evento, serão apresentadas experiências dos diversos municípios integrantes da Rede Mercocidades que, por meio de desenvolvimento em ciência e tecnologia, atuaram na solução de problemas urbanos em diversas áreas e na geração de empresas, emprego e renda. A participação de Bertotti acontecerá durante a Reunião de Diretoria do Fórum Nacional de Secretários de Ciência Tecnologia e Inovação, que integra a programação Mostra.
Nesta terça (25), o secretário aproveitou a oportunidade para conhecer os laboratórios de instrumentação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que desenvolve tecnologias para o setor agropecuário, tanto na área de equipamentos eletroeletrônicos como em biotecnologias e nanotecnologias. Atualmente, a Empresa possui 78 patentes, sendo que algumas ainda não foram colocadas em escala industrial. “É visando esta oportunidade que a Prefeitura do Recife e a Embrapa realizarão uma rodada de negócios, com data a ser definida, com as empresas do setor, em especial as que fazem parte do Parque Tecnológico de Pernambuco (Parqtel). Ele acrescentou que o “intuito é de que, em parceria com a Embrapa, empresas pernambucanas possam produzir esses equipamentos para a agricultura brasileira”. À tarde, o gestor conheceu o Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec).
Marcadores:
José Bertotti,
ParqTec,
PCdoB,
PCdoB-PE,
SECTDE
PCdoB anuncia reunião com presidente Dilma
“O PCdoB não é partido conjuntural, vai fazer 90 anos no próximo ano. Diante de uma questão como essa, não fica desarvorado. Pelo contrário, nós estamos tranquilos, a tranquilidade dos justos”. Essa foi a declaração feita pelo presidente do PCdoB, Renato Rabelo, à imprensa, após almoço-reunião da bancada do partido na Câmara, nesta quarta-feira (26). Ele anunciou também que terá uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, no final da tarde de hoje.
O almoço-reunião da bancada do PCdoB na Câmara, que acontece todas as quartas-feiras, foi acompanhado por um batalhão de repórteres, que esperaram na porta do gabinete, para saber sobre as denúncias contra o ministro do Esporte, Orlando Silva.
Ao final da reunião, o dirigente do PCdoB pediu tranquilidade aos jornalistas: “Em três ou quatro horas nós falaremos com vocês. Eu não posso adiantar nada porque nós ainda vamos encontrar com a presidente”.
E, em breves palavras, enfatizou que “o PCdoB é partido político, não é uma partido conjuntural, vai fazer 90 anos no próximo ano, tem suas convicções, e nós vamos enfrentar essa questão politicamente”. Rabelo lembrou ainda que “nós já enfrentamos desafios e embates mais complexos que esse”.
O Presidente do PCdoB defendeu mais uma vez o ministro dos ataques injustos. “O ministro foi atacado de forma injusta, numa manobra política, na tentativa de expor o ministro diante da opinião pública”, acrescentando que ele é jovem e conseguiu grandes êxitos no Ministério do Esporte.
De Brasília
Márcia Xavier
Agência Câmara
E disse ainda que “não posso adiantar nada por uma questão de ética. Nós ainda vamos conversar com a presidente. Vocês vão ter que esperar algumas horas e nós depois vamos procurá-los para falar sobre a nossa posição, a posição do Partido, a posição do ministro”, garantiu o líder partidário.O Presidente do PCdoB pediu tranquilidade aos jornalistas.
O almoço-reunião da bancada do PCdoB na Câmara, que acontece todas as quartas-feiras, foi acompanhado por um batalhão de repórteres, que esperaram na porta do gabinete, para saber sobre as denúncias contra o ministro do Esporte, Orlando Silva.
Ao final da reunião, o dirigente do PCdoB pediu tranquilidade aos jornalistas: “Em três ou quatro horas nós falaremos com vocês. Eu não posso adiantar nada porque nós ainda vamos encontrar com a presidente”.
E, em breves palavras, enfatizou que “o PCdoB é partido político, não é uma partido conjuntural, vai fazer 90 anos no próximo ano, tem suas convicções, e nós vamos enfrentar essa questão politicamente”. Rabelo lembrou ainda que “nós já enfrentamos desafios e embates mais complexos que esse”.
O Presidente do PCdoB defendeu mais uma vez o ministro dos ataques injustos. “O ministro foi atacado de forma injusta, numa manobra política, na tentativa de expor o ministro diante da opinião pública”, acrescentando que ele é jovem e conseguiu grandes êxitos no Ministério do Esporte.
De Brasília
Márcia Xavier
Marcadores:
Orlando Silva,
PCdoB,
PCdoB-PE,
Renato Rabelo
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Inscrições para o Programa Universidade para Todos começam na 2ª
Os representantes das autarquias de ensino superior do Estado estiveram hoje à tarde no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia para assinar os termos de adesão ao Programa Universidade para Todos (PROUPE).
O edital do processo seletivo para a concessão de bolsas deverá ser publicado nesse sábado. As inscrições estarão abertas no período de 24 de outubro a 4 de novembro e serão realizadas nas secretarias das Autarquias que aderiram ao Programa nos dias e horários de funcionamento regular.
Serão ofertadas 6 mil bolsas, das quais 2.100 serão integrais, 2.100 de 50% das mensalidades e 1.800 de 25% da mensalidade. “O trabalho das autarquias efetivamente começa na segunda-feira, quando elas começarão a inscrever os estudantes interessados”, afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja (foto). Pelo calendário estipulado na minuta do edital, as inscrições serão realizadas até o dia 4 de novembro. A publicação dos resultados do processo seletivo acontecerá em 8 de novembro, a partir das 12 horas na secretaria de cada uma das autarquias.
“Nosso projeto não pode ter falhas. Não poderemos dar bolsas a quem não merece receber. Por isso o trabalho de seleção será muito rigoroso”, complementou o secretário Marcelino. A partir de segunda-feira estarão disponíveis no site da Secretaria de Ciência e Tecnologia o edital e os anexos, bem como informações gerais e complementares do processo de inscrição.
Fonte: SectecPE
O edital do processo seletivo para a concessão de bolsas deverá ser publicado nesse sábado. As inscrições estarão abertas no período de 24 de outubro a 4 de novembro e serão realizadas nas secretarias das Autarquias que aderiram ao Programa nos dias e horários de funcionamento regular.
Serão ofertadas 6 mil bolsas, das quais 2.100 serão integrais, 2.100 de 50% das mensalidades e 1.800 de 25% da mensalidade. “O trabalho das autarquias efetivamente começa na segunda-feira, quando elas começarão a inscrever os estudantes interessados”, afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja (foto). Pelo calendário estipulado na minuta do edital, as inscrições serão realizadas até o dia 4 de novembro. A publicação dos resultados do processo seletivo acontecerá em 8 de novembro, a partir das 12 horas na secretaria de cada uma das autarquias.
“Nosso projeto não pode ter falhas. Não poderemos dar bolsas a quem não merece receber. Por isso o trabalho de seleção será muito rigoroso”, complementou o secretário Marcelino. A partir de segunda-feira estarão disponíveis no site da Secretaria de Ciência e Tecnologia o edital e os anexos, bem como informações gerais e complementares do processo de inscrição.
Fonte: SectecPE
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Inscrições para palestras e minicursos da Semana de Ciência e Tecnologia do IFPE Vitória nesta quinta-feira
A partir desta quinta-feira (20/11), estarão abertas as inscrições para palestras e minicursos da Semana de Ciência e Tecnologia do IFPE campus Vitória de Santo Antão, que será realizada nos próximos dias 25, 26 e 27. Com o tema “O papel do técnico agrícola como agente no desenvolvimento sustentável”, o evento toma como base a proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 - “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos” e trará palestras, oficinas, minicursos, exposições, apresentações culturais e feira de produções.
As inscrições seguem até a próxima sexta-feira (21/10) ou até durarem as vagas. Os interessados devem procurar a Coordenação de Integração Escola-Comunidade (CIEC), das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30. No total, estão sendo oferecidos 12 minicursos e cinco palestras. Podem se inscrever estudantes e servidores do campus, e moradores das comunidades rurais de Vitória.Através da programação o IFPE campus Vitória envolverá toda a comunidade escolar e abrirá as portas para as comunidades rurais, instituições de ensino e pesquisa, empresas e para todos interessados em discutir e produzir Ciência.
PROGRAMAÇÃO -No primeiro dia de evento, o evento traz em sua programação apresentações culturais; palestras com os temas: “O técnico agrícola como agente no desenvolvimento sustentável”, “O meio ambiente e o técnico agrícola como agente no desenvolvimento sustentável”, “Direitos e deveres previdenciários do homem e da mulher do campo”, “Biotecnologia e cultura de tecidos à serviço da agricultura”, “Avicultura alternativa”; Exposição de banners; Apresentações orais; Exibição de curtas metragens sobre Meio Ambiente.
Durante o segundo dia os participantes contarão com apresentações culturais; minicursos e oficinas, além de exposição de banners científicos. Na quinta-feira (27/10), encerrando o evento, serão realizadas caminhadas ecológicas e a Feira de produções e ações sociais, na Praça Leão Coroado – centro de Vitória de Santo Antão.
Leia mais.
Att.,
Ascom campus Vitória
Marcadores:
ASCOM IFPE,
IFPE,
IFPE-Campus Vitória
sábado, 15 de outubro de 2011
Reflexão: Dia & Noite
Muito interessante este vídeo. Uma boa lição do que é interagir, dar atenção, trabalhar em equipe, saber respeitar a personalidade e as diferenças existentes entre cada indivíduo, e principalmente, saber somar a potencialidades e qualidades de cada um, em torno do bem comum.
Bom Final de Semana a todos vocês!
Vídeo: Dia & Noite
Marcadores:
Dia e Noite,
Reflexões,
vídeos
Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011
Gostaria de desejar sorte a todos os atletas do Brasil que estão disputando o 16º Jogos Pan-Americanos, muito sucesso, competitividade, sorte, fé e energias positivas!
Que eles possam demonstrar suas artes, e que tragam para o nosso País além de muitas medalhas, o orgulho perante ao mundo, de serem cidadãos brasileiros!
Acompanhem informações dos Jogos Pan-Americanos, acessando: http://rederecord.r7.com/pan-guadalajara-2011/
Força a todos!
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
UNE lança abaixo-assinado "Educação 10" para recolher milhões de assinaturas
Faça parte de uma das maiores campanhas em defesa da educação pública já promovida no Brasil
A UNE espera realizar, nos próximos meses, a maior campanha em defesa da educação já promovida no Brasil. A mobilização é pela aprovação dos 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-sal como recursos a serem investidos exclusivamente nesse setor. Todo esse dinheiro deverá ser destinado para erradicar o analfabetismo, melhorar da estrutura das escolas, pagamento de salário digno aos professores, excelência do ensino público na periferia das cidades e nas zonas rurais de todos os municípios, além da ampliação do acesso e da qualidade nas universidades para todas e todos.
A campanha tem o nome #educação10 e contará com um abaixo assinado que, de acordo com as expectativas da UNE, reunirá milhões de assinaturas. “Há na sociedade brasileira, atualmente, um enorme consenso da necessidade de aumentar significativamente os investimentos em educação”, destaca o presidente da entidade Daniel Iliescu.
Os dois objetivos da campanha poderão ser alcançados ainda esse ano. Nos próximos meses, o Congresso deverá votar o projeto do Plano Nacional de Educação (PNE) do governo federal, que propõe a ampliação dos investimentos no setor para 7% do PIB até 2020, o que não é, definitivamente, suficiente. A UNE defende que o texto seja refeito e garanta o investimento de 10% na educação do Brasil até 2014.
Urgente também é a aprovação do PLS 138/2011, em tramitação no Congresso, que garante 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação. O Fundo Social, criado em 2010, tem o objetivo de garantir que os recursos dessa riqueza natural sejam revertidos com finalidades sociais. A UNE tem certeza que a educação precisa ser, prioritariamente, alvo desses recursos.
Investir na educação pública é a única forma de realmente superar os problemas mais urgentes do Brasil.
Para assinar online: http://bit.ly/qKyh4V
Baixe aqui a ficha do abaixo-assinado em jpg.
Baixe aqui a ficha do abaixo-assinado em pdf.
Marcadores:
Abaixo-Assinado,
Educação,
UNE,
União Nacional dos Estudantes (UNE)
sábado, 8 de outubro de 2011
Reflexão do Final de Semana ao som de Frejat
Frejat: Música Segredos:
Marcadores:
Frejat,
Música,
Música Segredos
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Câmara aprova o Estatuto da Juventude
A relatora, Manuela d´Ávila, manteve o combate a todas as formas de discriminação, assim como o respeito às crenças.
Rodolfo Stuckert
Manuela d´Ávila incluiu no texto direitos para a comunidade LGBT e liberdade de credo.
O Plenário aprovou, nesta quarta-feira, o Projeto de Lei 4529/04, que institui o Estatuto da Juventude, com princípios e diretrizes para o Poder Público criar e organizar políticas para essa idade, considerada pelo texto como a faixa de 15 a 29 anos. A matéria, aprovada na forma de um substitutivo, será enviada para análise do Senado.
A autoria do projeto é da comissão especial de políticas públicas para a juventude. No acordo feito antes da votação, a relatora Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) ajustou o texto sobre a inclusão de temas relacionados à sexualidade nos currículos escolares.
A relatora manteve o combate a todas as formas de discriminação, assim como o respeito às crenças. “Pela primeira vez, produzimos um acordo que garante os direitos para a comunidade LGBT e também a liberdade de credo tão aclamada e exigida pelos evangélicos. Agradeço a todos os deputados que participaram da construção desse acordo”, disse a relatora.
Transporte
Outro ponto alterado se refere ao transporte de estudantes. Em vez de prever o direito ao transporte gratuito, o texto aprovado diz que os programas suplementares de transporte escolar serão progressivamente estendidos aos jovens estudantes de todos os níveis educacionais, no campo e na cidade.
Outro ponto alterado se refere ao transporte de estudantes. Em vez de prever o direito ao transporte gratuito, o texto aprovado diz que os programas suplementares de transporte escolar serão progressivamente estendidos aos jovens estudantes de todos os níveis educacionais, no campo e na cidade.
Já o desconto de 50% nas passagens intermunicipais e interestaduais deverá obedecer às legislações federal, estaduais e municipais. Nos dois casos, os recursos para o subsídio deverão ser suportados, preferencialmente, com dotações orçamentárias específicas.
Para melhorar o ensino, Manuela d´Ávila incluiu como prioridade do Poder Público a universalização da educação em tempo integral.
O presidente da Câmara, Marco Maia, elogiou a aprovação do estatuto, que já tramita há mais de sete anos na Casa. Para ele, haverá um avanço no tratamento que o Brasil deve dar à juventude nos próximos anos. Ele ressaltou que a proposta estabelece políticas claras e concretas de atuação das entidades públicas.
O deputado Domingos Neto (PSB-CE), que é presidente da Frente Parlamentar da Juventude, destacou o acordo feito com a Frente Parlamentar Evangélica que permitiu a aprovação do projeto. "Tivemos a oportunidade de, depois de sete anos tramitando nesta Casa, ver o extraordinário trabalho da deputada Manuela d'Ávila que, em conjunto com a Frente Parlamentar da Juventude, conseguiu uma vitória histórica para o País", afirmou.
Bebidas
Em seu substitutivo, Manuela d´Ávila também atendeu a apelo do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) para manter no texto a proibição de propagandas de bebidas com qualquer teor alcoólico quando esta tiver a participação de jovem menor de 18 anos.
Em seu substitutivo, Manuela d´Ávila também atendeu a apelo do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) para manter no texto a proibição de propagandas de bebidas com qualquer teor alcoólico quando esta tiver a participação de jovem menor de 18 anos.
Esse tópico faz parte dos direitos de atenção à saúde, cuja política deverá ter como uma das diretrizes a garantia de inclusão do tema no currículo escolar.
Entre os assuntos que deverão ser tratados pelos professores, destacam-se os relativos ao consumo de álcool, drogas, às doenças sexualmente transmissíveis, ao planejamento familiar e ao impacto da gravidez, seja planejada ou não.
Quanto ao desporto, o texto determina que as escolas com mais de 200 alunos, ou conjunto de escolas que agreguem esse número, deverão buscar um local apropriado para a prática de atividades poliesportivas.
A deputada Manuela, na época do debate na comissão especial, abriu uma comunidade virtual no e-Democracia para receber contribuições da sociedade. Algumas delas foram acatadas e acrescentadas ao texto do substitutivo aprovado no Plenário.
Íntegra da proposta:
Reportagem – Eduardo Piovesan e Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição – Maria Clarice Dias
Edição – Maria Clarice Dias
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Israelense vence o Nobel de Química pela descoberta dos "quase-cristais"
O vencedor do Nobel de Química de 2011 "modificou fundamentalmente a concepção de um sólido para os químicos", afirma um comunicado do comitê
Publicado em 05/10/2011, às 09h14
Da AFP
Foto: AFP
ESTOCOLMO - O prêmio Nobel de Química foi atribuído nesta quarta-feira (5) ao israelense Daniel Shechtman pela descoberta dos quase-cristais, anunciou o comitê Nobel. O vencedor do Nobel de Química de 2011 "modificou fundamentalmente a concepção de um sólido para os químicos", afirma um comunicado do comitê.
No dia 8 de abril de 1982, o israelense descobriu um cristal no qual os "átomos estavam encaixados em um modelo que não pode ser repetido", ao contrário das leis da natureza, segundo o comunicado da Academia Real Sueca de Ciências. "É como os fascinantes mosaicos do mundo árabe reproduzidos ao nível dos átomos: uma forma regular que jamais se repete".
A união dos átomos nos quase-cristais é muito ajustada e, por isso, são utilizados para reforçar materiais e com fins comerciais, como nas máquinas como os motores diesel submetidos a altas temperaturas e pressões. Até a descoberta, os cientistas acreditavam que em um sólido, os átomos se uniam seguindo um padrão simétrico que poderia ser repetido de forma periódica para formar um cristal.
A imagem que apareceu no microscópio eletrônico do professor Schechtman era tão incrível que ele enfrentou por algum tempo a rejeição da comunidade científica, lembrou o comitê Nobel. "A descoberta era considerada muito controversa, era tão impossível quanto fabricar uma bola graças apenas a pedaços hexagonais quando também são necessários pentágonos", afirma a nota do comitê.
"Os mosaicos aperiódicos como os encontrados no palácio de Alhambra na Espanha e no santuário de Darb i Imam no Irã ajudaram os cientistas a entender com o que se pareciam os quase-cristais a nível atômico". Nos quase-cristais, os motivos atômicos são regulares, seguem as regras matemáticas, mas não se repetem. Shechtman nasceu em 1941 em Tel Aviv e é professor emérito no Instituto de Tecnologia israelense em Haifa.
No dia 8 de abril de 1982, o israelense descobriu um cristal no qual os "átomos estavam encaixados em um modelo que não pode ser repetido", ao contrário das leis da natureza, segundo o comunicado da Academia Real Sueca de Ciências. "É como os fascinantes mosaicos do mundo árabe reproduzidos ao nível dos átomos: uma forma regular que jamais se repete".
A união dos átomos nos quase-cristais é muito ajustada e, por isso, são utilizados para reforçar materiais e com fins comerciais, como nas máquinas como os motores diesel submetidos a altas temperaturas e pressões. Até a descoberta, os cientistas acreditavam que em um sólido, os átomos se uniam seguindo um padrão simétrico que poderia ser repetido de forma periódica para formar um cristal.
A imagem que apareceu no microscópio eletrônico do professor Schechtman era tão incrível que ele enfrentou por algum tempo a rejeição da comunidade científica, lembrou o comitê Nobel. "A descoberta era considerada muito controversa, era tão impossível quanto fabricar uma bola graças apenas a pedaços hexagonais quando também são necessários pentágonos", afirma a nota do comitê.
"Os mosaicos aperiódicos como os encontrados no palácio de Alhambra na Espanha e no santuário de Darb i Imam no Irã ajudaram os cientistas a entender com o que se pareciam os quase-cristais a nível atômico". Nos quase-cristais, os motivos atômicos são regulares, seguem as regras matemáticas, mas não se repetem. Shechtman nasceu em 1941 em Tel Aviv e é professor emérito no Instituto de Tecnologia israelense em Haifa.
Fonte: JC Online
Marcadores:
Estocolmo,
JC Online,
Jornal do Commércio,
Prêmio Nobel de Química
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação
A Prefeitura da Cidade do Recife através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico realizará nos dias 06 e 07 de outubro (quinta e sexta-feira), o "Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação".
O Objetivo deste Seminário é lançar o livro "Inovações Tecnológicas em Cadeias Produtivas Selecionadas - Oportunidade de Negócios para o Município do Recife", além, de anunciar as medidas que a Prefeitura da Cidade do Recife tomará visando estimular o desenvolvimento econômico do município a partir da Inovação.
O evento ocorrerá no auditório da FIEPE, conforme informações do convite e da programação abaixo. Mais informações, acessem: www.recife.pe.gov.br
Clique na imagem: Programação:
Clique na imagem: Convite:
Por Anderson Diego
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
sábado, 1 de outubro de 2011
Marco Albertim: A literatura em Pernambuco
Uma rede com peixe em abundância diversa. Ainda que não se trate de pescaria, o novo livro de Nagib Jorge Neto contém os nomes de todos os escritores de terras pernambucanas. Começa com Bento Teixeira, autor da “Prosopopéia”, que veio a lume – estima-se – “entre 1584 e 1594”, e termina com o ainda vivíssimo xilogravurista e cordelista J. Borges. Nagib escora-se numa bibliografia que reúne 67 obras.
Albertim Antonio José da Silva
“A literatura em Pernambuco” não se posiciona quanto ao mérito da “Prosopopéia”, mas menciona Nelson Werneck Sodré e Érico Veríssimo para sustentar que a obra “era um mau poema, imitação barata de Camões, e cuja intenção principal era louvar o Governador de Pernambuco.” Palavras de Veríssimo. Foi escrita sob o calor da Inquisição, o autor acusado de heresia, preso e enviado a Portugal; e condenado.
O Santo Ofício, no Brasil, diz Nagib valendo-se de Alberto Dines, em “Vínculos do fogo”, condenou “400 pessoas a penas variadas – 21 foram queimadas e garroteadas, entre elas o autor teatral Antônio José da Silva(...)”. Pena que o autor do antológico “As três princesas perderam o encanto na boca da noite” tenha se referido a Gregório de Matos, apenas no final do terceiro capítulo da primeira parte, posto que, no dizer de Érico Veríssimo foi “a figura mais importante da literatura brasileira do século XVII (...) uma espécie de símbolo.” Em que pese o estilo barroco, “mas com críticas aos defeitos da sociedade em que vivia.” A empreitada de Nagib prendeu-se a Pernambuco, mas o contraponto seria o amparo de uma tese.
Não é historiador, Nagib, mas refere-se com legitimidade a episódios da história, cabíveis também na lavra de ficcionistas. O caso do bispo Sardinha, “acusado de corrupção, de arrancar confissão de pecados na Bahia, em Pernambuco, convertendo as punições em penas pecuniárias (...)” No naufrágio, bispo, clérigos “e aliados perderam o ouro e os cruzados que levavam (...)”. Salvos por caetés, tornaram-se hóspedes dos índios; mas descobertos como amigos de Portugal, viraram “rega bofe (sic) episcopal (...)”.
Catando miudezas, Nagib aponta o primeiro romance em Pernambuco, autoria do português Bernardino de Castro. “Nossa Senhora dos Guararapes” tem como cenário Olinda e Recife. A trama se dá entre Eduardo e Efigênia que se amam, “mas as tradições da época impedem a união (...)”. O português, temendo a Revolução Praieira, fugiu para Angola. A primeira mulher a escrever foi a potiguar e feminista Nísia Floresta. Sob influência da Confederação do Equador, publica “Direito das mulheres e injustiça dos homens”. Abreu e Lima, autor de diversas obras sobre história, “repudiava ferreamente o comunismo (...)”. “Seu socialismo se fundava no amor de Deus(...). Conforme Nelson Saldanha citado por Nagib Jorge Neto. Importante no livro é a referência a Franklin Távora, precursor do regionalismo com “O cabeleira”. Nagib o contrapõe a José de Alencar, “que fica a léguas do drama humano e social (...)”. É curioso saber, por outra, que a Academia Pernambucana de Letras surgiu da transição do parnasianismo ao modernismo. Iniciativa de Carneiro Vilela, autor de “A emparedada da Rua Nova”. Edwiges de Sá Pereira, poeta e líder feminista, dela fez parte.
No final, Nagib enumera a nova geração de escritores. Urariano Mota, com “Os corações futuristas” e “Soledad no Recife”; Cida Pedrosa, com “As filhas de Lilith”; e Luciano Siqueira, com o livro de crônicas “O Vermelho e o Verde Amarelo”.
Nota do autor: Escrito em 18 de março de 2010
Fonte: www.vermelho.org.br
Marcadores:
Literatura,
Marco Albertim,
Pernambuco,
Portal Vermelho
Internet popular começa a ser oferecida em 344 municípios
A partir deste sábado (1º), moradores de 344 municípios poderão contratar internet com velocidade de 1 megabit por segundo (Mbps) a R$ 35, dentro do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). As empresas de telefonia fixa que firmaram termos de compromisso com o governo para participar do programa confirmaram o início das ofertas, encaminhando ao Ministério das Comunicações a lista de municípios a serem atendidos na primeira fase.
A expectativa é que até o final do ano o número de municípios atendidos chegue a 544. O valor do serviço pode chegar a R$ 29,90 nos estados onde haverá isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Os termos de compromisso firmados com as empresas de telefonia Oi, Telefônica, Algar Telecom e Sercomtel determinam os principais requisitos a serem cumpridos pelas empresas, como preço e velocidade. Também estabelecem que as operadoras não poderão fazer venda casada, ou seja, obrigar o consumidor a comprar outro produto além da conexão à internet, mas poderão ofertar internet móvel onde não for possível por meio da fixa.
Condições
A operadora Oi informou que já começou a oferecer hoje, em 100 municípios, o serviço de internet chamado Oi Velox nos moldes do PNBL. A empresa também vai oferecer um pacote de serviço que inclui a internet e o telefone fixo por até R$ 69,90 mensais, ou R$ 64,80 nos estados com isenção de ICMS. O modem será cedido em regime de comodato, e o provedor de acesso à internet não será cobrado. Até o fim do ano, as ofertas do Oi Velox serão estendidas para outras 200 cidades e, até o fim de 2014, a todos os 4.800 municípios da área de atuação da empresa.
A Telefônica também iniciou hoje a oferta de banda larga dentro do PNBL, direcionando o serviço para 229 cidades do estado de São Paulo. Segundo a empresa, o pacote que inclui telefonia fixa e internet custará a partir de R$ 57,30. No caso da banda larga fixa, a oferta é um valor de R$ 29,80 e não inclui, promocionalmente, nenhum tipo de limite de downloads. A Telefônica também já oferece, por meio de sua empresa de telefonia móvel, a Vivo, internet móvel a R$ 29,90 em mais de 1,5 mil cidades onde a operadora possui rede 3G.
As operadoras de telefonia móvel TIM e Claro também já firmaram acordo com o governo para oferecer internet por meio da tecnologia 3G com velocidade de 1 Mbps a preços populares. No caso da TIM, as primeiras localidades atendidas são do Distrito Federal e de Goiás e a expectativa é contemplar 1.000 cidades até 2012. A Claro já está oferecendo internet móvel para os 515 municípios onde já tem cobertura 3G.
Municípios atendidos
Na próxima semana, o Ministério das Comunicações vai publicar na internet uma lista completa dos municípios onde já está havendo oferta de banda larga a preços populares. Na quinta-feira (29), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, garantiu que o governo vai acompanhar e cobrar das empresas o cumprimento do termo de compromisso. Segundo ele, as empresas estão oferecendo o serviço antes mesmo do prazo estabelecido pelo ministério.
Fonte: Agência Brasil
A expectativa é que até o final do ano o número de municípios atendidos chegue a 544. O valor do serviço pode chegar a R$ 29,90 nos estados onde haverá isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Os termos de compromisso firmados com as empresas de telefonia Oi, Telefônica, Algar Telecom e Sercomtel determinam os principais requisitos a serem cumpridos pelas empresas, como preço e velocidade. Também estabelecem que as operadoras não poderão fazer venda casada, ou seja, obrigar o consumidor a comprar outro produto além da conexão à internet, mas poderão ofertar internet móvel onde não for possível por meio da fixa.
Condições
A operadora Oi informou que já começou a oferecer hoje, em 100 municípios, o serviço de internet chamado Oi Velox nos moldes do PNBL. A empresa também vai oferecer um pacote de serviço que inclui a internet e o telefone fixo por até R$ 69,90 mensais, ou R$ 64,80 nos estados com isenção de ICMS. O modem será cedido em regime de comodato, e o provedor de acesso à internet não será cobrado. Até o fim do ano, as ofertas do Oi Velox serão estendidas para outras 200 cidades e, até o fim de 2014, a todos os 4.800 municípios da área de atuação da empresa.
A Telefônica também iniciou hoje a oferta de banda larga dentro do PNBL, direcionando o serviço para 229 cidades do estado de São Paulo. Segundo a empresa, o pacote que inclui telefonia fixa e internet custará a partir de R$ 57,30. No caso da banda larga fixa, a oferta é um valor de R$ 29,80 e não inclui, promocionalmente, nenhum tipo de limite de downloads. A Telefônica também já oferece, por meio de sua empresa de telefonia móvel, a Vivo, internet móvel a R$ 29,90 em mais de 1,5 mil cidades onde a operadora possui rede 3G.
As operadoras de telefonia móvel TIM e Claro também já firmaram acordo com o governo para oferecer internet por meio da tecnologia 3G com velocidade de 1 Mbps a preços populares. No caso da TIM, as primeiras localidades atendidas são do Distrito Federal e de Goiás e a expectativa é contemplar 1.000 cidades até 2012. A Claro já está oferecendo internet móvel para os 515 municípios onde já tem cobertura 3G.
Municípios atendidos
Na próxima semana, o Ministério das Comunicações vai publicar na internet uma lista completa dos municípios onde já está havendo oferta de banda larga a preços populares. Na quinta-feira (29), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, garantiu que o governo vai acompanhar e cobrar das empresas o cumprimento do termo de compromisso. Segundo ele, as empresas estão oferecendo o serviço antes mesmo do prazo estabelecido pelo ministério.
Fonte: Agência Brasil
Assinar:
Postagens (Atom)