O Brasil foi eleito nesta quarta-feira para um mandato de quatro anos (2011-2015) no conselho executivo da Unesco, agência da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, informou o Itamaraty em nota. Cuba foi reeleita, segundo informa o site Cubadebate.
O conselho, composto por 58 países, é responsável pelo acompanhamento da execução do programa de trabalho e do orçamento da Unesco e um dos principais órgãos diretores da organização.
Leia também:
Unesco planeja investimentos na Palestina
Unesco planeja investimentos na Palestina
"A candidatura brasileira ao conselho executivo reflete a importância atribuída pelo país à organização em seu papel de promotora de uma cultura da paz, do diálogo de civilizações e da diversidade cultural", afirmou a nota.
Segundo o Itamaraty, o país vai defender a relevância do mandato da Unesco "em educação, ciência e cultura, com ênfase na intensificação da cooperação em benefício do mundo em desenvolvimento".
Cuba foi reeleita como membro do conselho executivo da Unesco, durante a 36ª Conferência Geral da entidade, informou o site cubano Cubadebate.
Para a embaixadora cubana junto à Unesco, Maria de los Ángeles Flórez, “a decisão é um reconhecimento de nosso país na arena internacional". Ela agregou que a decisão é reconfortante e aumenta o compromisso de Cuba para continuar trabalhando, sobretudo no momento em que os Estados Unidos anunciaram a suspensão de pagamentos à Unesco por ter aceitado a Palestina como membro pleno.
Além de Brasil e Cuba, pela região da América Latina e Caribe foram eleitos o Equador e o México.
Da Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário