sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Recife terá um grande datacenter

Empreendimento será voltado para computação na nuvem, como por exemplo o arquivo de e-mails

Publicado em 05/01/2012, às 21h21

Do JC Online

Aloízio Mercadante fez o anúncio / Foto: Priscilla Buhr/JC Imagem

Aloízio Mercadante fez o anúncio

Foto: Priscilla Buhr/JC Imagem

O governo federal decidiu implantar no Recife o maior datacenter brasileiro para serviços e pesquisas na área de computação em nuvem (cloud computing). O anuncio do empreendimento ocorreu na tarde desta quinta-feira no Palácio das Princesas e contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloízio Mercadante. Os equipamentos foram doados pela empresa asiática Huawei, no ano passado, e serão instalados em dois datacenters (centro de processamento de dados), sendo um no Recife e outro em Manaus. O investimento é de US$ 20 milhões, aproximadamente R$ 36 milhões).
O datacenter recifense vai alimentar a inclusão digital nas escolas públicas e disponibilizar pesquisas desenvolvidas nas universidades federais - e hospitais universitários - via Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Ele também poderá ser usado para pesquisas a serem realizadas na área de computação na nuvem pelos Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Porto Digital e Centro de Estudos Avançados do Recife (Cesar).
A computação na nuvem inclui o armazenamento de dados em serviços que podem ser acessados de qualquer computador, com uso da internet (como arquivos guardados em e-mails), e também o compartilhamento da capacidade de processamento dos computadores, reduzindo o tempo ocioso desses equipamentos.
Os equipamentos que serão instalados no Recife podem  armazenar quatro petabytes (PB), o que significa dois quatrilhões de bytes, possuindo uma capacidade enorme de armazenamento e processamento de dados. O byte é uma unidade que mede a capacidade de armazenamento de dados.
Segundo Mercadante, o governo federal decidiu instalar o empreendimento em Pernambuco por várias razões, incluindo o Estado ter a universidade que foi melhor avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na área de tecnologia (uma referência à UFPE), a atuação do Porto Digital, entre outros.
“A implantação do datacenter reafirma o apreço da presidente Dilma com as causas de Pernambuco”, disse o governador Eduardo Campos. O datacenter ficará no Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep). Um contêiner com os equipamentos deve chegar ao Porto de Santos (em São Paulo) em março. A expectativa é que o equipamento esteja no Recife em abril próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário