sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SEBRAE e SOFTEXRECIFE iniciam diagnóstico de micro e pequenas empresas do setor de TIC

O SEBRAE em Pernambuco está iniciando um trabalho de diagnóstico estratégico das empresas de micro e pequeno porte dos setores que receberão grandes demandas em função da realização de grandes eventos, a exemplo da Copa do Mundo de 2014. O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação é um dos setores que será implicado diretamente por esses eventos, por isso o SEBRAE firmou parceria com o SOFTEXRECIFE para a elaboração desses diagnósticos.

Considerando uma oportunidade única de elevar o nível de competitividade das empresas dos setores trabalhados pelo SEBRAE em Pernambuco, inicia-se um trabalho de diagnóstico dessas empresas por meio daaplicação da Matriz de Competitividade.

Abaixo segue um breve relato do que consiste esta matriz:

A Matriz de Competitividade é um conjunto de indicadores que tem como objetivo medir o nível de competitividade das micro e pequenas empresas, e propor soluções adequadas para o seu desenvolvimento dentro do Programa SEBRAE 2014.

Essa Matriz é composta por três dimensões:

- GESTÃO: Formada pelos oito (FNQ), utilizados pelo SEBRAE no Prêmio MPE Brasil (Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados);

- OPORTUNIDADES: Formada por indicadores baseados nos aspectos relevantes para atuação da empresa no setor em que ela está inserida, de acordo com o mapeamento das oportunidades realizado pela Fundação Getúlio Vargas;

- MEDIÇÕES T: Formada pelos resultados dos projetos, ou seja, as metas a serem alcançadas pelas empresas participantes.

As dimensões Gestão e Oportunidades possuem um questionário estruturado para levantar as informações necessárias para medir o nível de competitividade das empresas. Uma planilha, que trabalha com pesos distintos para cada pergunta e critério, calcula a pontuação da empresa nessas dimensões.

O resultado final desses cálculos determina o nível de competitividade das empresas, e oferece para o Sistema SEBRAE subsídios para a estruturação de um conjunto de soluções a ser proposto para a melhoria do seu desempenho empresarial.

Toda a ação será realizada por um consultor junto a empresa.

Dentro da metodologia adotada, foram estabelecidas 3 etapas:

Etapa 1 – Consultoria Assistida para preenchimento da Matriz de Competitividade – Carga Horária – 3 Horas por Empresa

Etapa 2 – Consultoria para elaboração do Plano de Desenvolvimento Empresarial (PDE) – Carga Horária – 3 Horas por Empresa

Etapa 3 – Consultoria para devolutiva – Carga Horária – 1 Hora por Empresa

Inicialmente estaremos aplicando esta ferramenta a um conjunto de 30 empresas de tecnologia da informação e comunicação identificadas conjuntamente com o SOFTEXRECIFE com base em algumas características importantes que reflitam a média das empresas do APL de tecnologia da informação – Porto Digital.

As empresas interessadas em receber a visita do consultor responsável pelo diagnóstico poderão entrar em contato direto com o SOFTEXRECIFE para solicitar o agendamento com Carla Barros, através do e-mailcarla.barros@recife.softex.br ou do telefone 81 3224.4251.

Obs: Este trabalho não implicará em custo algum, só quando houver contratação das soluções existentes haverá a necessidade de realizar investimentos para provimento destas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário