Com o lema “A participação política da mulher e o desenvolvimento do Brasil”, acontece nesta sexta-feira (3) e sábado (4), no auditório do Sintepe, o 2° Congresso Estadual da União Brasileira de Mulheres (UBM).
O credenciamento das delegadas será feito a partir das 17h e a abertura do evento contará com um ato político, com a presença de autoridades e lideranças feministas de Pernambuco. No sábado, além da eleição da nova direção estadual para o triênio 2011 a 2014, haverá também o debate coordenado pela representante da direção nacional da UBM, Kátia Souto, em torno dos temas que também serão discutidos no 8° congresso nacional da entidade, marcado para os dias 10,11 e 12 de junho em São Paulo.
A expectativa é que 200 delegadas participem do congresso estadual. “Neste congresso iremos reforçar a nossa organização no sentido de atrair para a entidade mais lideranças representativas de diversas áreas como a cultura, juventude e educação. A intenção é que a UBM se fortaleça e ganhe mais visibilidade, o que já vem acontecendo desde 2003, quando foi fundada”, disse Márcia Ramos, coordenadora da UBM-PE.
Mobilização
O congresso foi antecedido por plenárias municipais, realizadas em Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Arcoverde, Pesqueira, Abreu e Lima, Camaragibe, Bezerros e Poção. Com essa mobilização, a UBM conseguiu reunir cerca de 800 mulheres e filiar 650. “O resultado destes encontros foi maravilhoso e extrapolou as minhas expectativas. O debate foi interessante porque a partir do tema da participação da mulher nos espaços de poder conseguimos tratar de outras bandeiras da luta feminista, desde as reformas estruturais, como a reforma política e a reforma urbana, até a necessidade de mais políticas públicas para a diminuição da opressão e da violência contra a mulher”, falou Márcia Ramos.
Do Recife,
Elaine de Paula.
Fonte: www.vermelho.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário