A Câmara Municipal do Recife aprovou quarta-feira (21) o marco legal que reconhece a expansão do Porto Digital para o bairro de Santo Amaro. A ampliação da faixa territorial do Parque faz parte da estratégia do Porto Digital de incorporar as suas atividades ao setor da Economia Criativa. Agora, o projeto aguarda apenas a sanção do prefeito do Recife, João da Costa, para se tornar lei municipal.
O território do Porto Digital irá se estender definitivamente para o Quadrilátero Aurora, uma área de 450mil m2 situada em Santo Amaro, entre as Avenidas Norte, Cruz Cabugá e Mário Melo e a Rua da Aurora.
Faz parte ainda do projeto da Câmara a redução do ISS para os empreendimentos da chamada economia criativa que se fixarem no bairro de Santo Amaro. “Assim, fica claro que o Porto Digital faz cada vez mais parte das estratégias de desenvolvimento da Prefeitura para a nova economia do Recife”, diz a entidade.
Com a aprovação dos vereadores do Recife, o Parque deixa de ser unicamente um ambiente voltado à inovação tecnológica para passar a abranger os setores econômicos e negócios da cultura. Ou seja, passa a atuar também no setor da economia criativa.
Em Santo Amaro, o Porto Digital terá capacidade de receber empresas de grande porte, que demandam grandes áreas, em prédios modernos. Lá, os empreendimentos poderão ser erguidos em altas torres, tendo em vista que não há restrições para demolições ou requisitos de preservação histórica por parte do IPHAN. A região é também uma área habitacional e com grande potencial de construção de estacionamentos para os novos empresariais que devem surgir.
“O Porto Digital sabe da contribuição que deu ao Bairro do Recife. O Parque transformou e resgatou o “Recife Antigo” nos últimos 10 anos. Mas agora é hora de navegar por outros rumos. Agora é hora de abranger também os setores econômicos e negócios da cultura potencializados pelas TICs, a tal chamada economia criativa”, pregam os gestores.
Fonte: Blog de Jamildo
Nenhum comentário:
Postar um comentário