quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Vitória de Santo Antão e a Interiorização do Desenvolvimento de Pernambuco

De início, gostaria de agradecer a Câmara Municipal de Vereadores de Vitória de Santo Antão, na pessoa do Excelentíssimo Sr.Vereador André de Báu  , pelo Voto de Aplauso (ofício nº290/2011-PL) proposto pelo mesmo e aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Câmara, realizada na última quinta-feira (08/12).
Este Voto de Aplauso diz respeito à realização da pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso que realizei, denominada “Vitória de Santo Antão e a Interiorização do Desenvolvimento de Pernambuco”, fruto da minha Especialização em Administração de Marketing na Universidade de Pernambuco – Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (UPE-FCAP), no ano de 2010.
Este estudo buscou sintetizar as principais potencialidades existentes no Município de Vitória, além, dos desafios que o Município deverá superar para atrair novos investimentos e empreendimentos futuros. Teve como orientador, o Professor PhD Paulo Rio.
Para tanto, foi desenvolvida uma investigação acerca da história de Vitória de Santo Antão desde o seu povoamento, datado em 1626, até os dias atuais, destacando-se a instalação de importantes empreendimentos, como a Sadia e Kraft Foods. Tendo como fonte de consultas, importantes órgãos como a Agência Estadual Condepe/Fidem, IBGE, PNUD, além de consultas a autores diversos e a realização de entrevistas com representantes de vários segmentos do Município de Vitória.
O estudo recomenda algumas iniciativas que a Cidade de Vitória deverá tomar como forma de garantir que esse desenvolvimento que chega se coloque de forma sustentável, buscando preservar a qualidade de vida de todos os vitorienses. Além disso, propõe a criação de uma campanha de marketing e turismo para a divulgação do Município e suas potencialidades.
É um estudo extremamente pertinente, pois, como sabemos, Pernambuco é um dos Estados que mais crescem e impulsiona a economia de todo o País. São empregos gerados, novos empreendimentos que repaginam as perspectivas de muitas Cidades e propiciam o seu desenvolvimento.
No caso de Pernambuco, destacam-se a ações promovidas pelas iniciativas público-privadas, que vêm possibilitando a distribuição deste desenvolvimento por todas as Regiões do Estado. Como exemplo, temos a construção da Transnordestina, a criação do Gasoduto da Interiorização, a instalação do Estaleiro Atlântico Sul e a expansão de Suape, além da vinda de grandes empresas multinacionais, tais como a Fiat, Sadia, Perdigão, Kraft Foods, dentre outras.
            Para os interessados, coloco-me a disposição para eventuais dúvidas, informações, dentre outros. Informo-lhes que o trabalho encontra-se disponível na biblioteca da UPE-FCAP, como também, disponibilizo uma cópia digitalizada deste estudo através do link: TCC "Vitória de Santo Antão e a Interiorização do Desenvolvimento de Pernambuco"


Por Anderson Diego,  
Estudante de Mestrado em Administração (UFPE-PROPAD),
Especialista em Administração de Marketing (UPE-FCAP).
Twitter: @andersondiego6

Nenhum comentário:

Postar um comentário