quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Presidente garante os R$ 2 bilhões que prometeu a PE

Os R$ 2,4 bilhões que a presidente Dilma Rousseff (PT) prometeu para obras de mobilidade na Região Metropolitana do Recife (RMR) estão garantidos, segundo a presidente Dilma Rousseff (PT).




Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (28), após inaugurar os conjuntos habitacionais Via Mangue 1 e 2, no Pina, a presidente afirmou que o dinheiro da versão do Programa de Aceleração do Crescimento voltado para a mobilidade urbana (PAC Mob) são liberados quando os serviços começam.

Do total a ser liberado, o Governo do Estado vai receber R$ 1,6 bilhão para construir viadutos e corredores exclusivos para ônibus no Grande Recife. Os R$ 800 milhões restantes, a Prefeitura do Recife utilizará na execução de outros três corredores destinados a ônibus.

"No governo federal, os recursos estão disponíveis tão logo inicie a obra. Não há qualquer restrição de recursos", explicou.

As obras de mobilidade urbana estão dentro do Projeto da Copa 2014. Com foco no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, contemplam ainda uma série de intervenções que terão impacto direto na fluidez do trânsito.

Serão tocadas pelo Governo do Estado, as obras de construção dos Corredores Exclusivos de TRO (Transporte Rápido de Ônibus) da IV Perimetral (BR-101), e da II Perimetral, que prevê a duplicação da avenida com a implantação de uma faixa exclusiva de ônibus ligando a PE-15 a PE-01.

Ainda estão incluídas as obras d’arte dos Corredores Exclusivos de Ônibus Leste-Oeste e Norte-Sul. No primeiro será construído um elevado na Benfica e um túnel na Real da Torre. Outros três elevados serão erguidos no Leste-Oeste: na III Perimetral, no Bom Pastor e outro próximo à UPA da Caxangá. Além disso, cinco estações para embarque e desembarque para usuários fazem parte deste eixo. O Corredor Leste-Oeste será responsável pelo transporte dos passageiros que vão circular da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, com extensão de 12,3 Km.

Já para o Corredor Norte-Sul, entre o Shopping Tacaruna e o Terminal Integrado de Joana Bezerra, os recursos serão investidos na construção dos quatro viadutos estaiados nos cruzamentos mais críticos da via. São eles: viaduto da Bandeira Filho (entrada da Rosa e Silva, próximo ao Português e a Mac Donald); da Rui Barbosa, em frente ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), atravessando a Agamenon até o Colégio Americano Batista; viaduto Joaquim Nabuco, saindo da rua Dom Bosco até o Hospital Santa Joana.

Há ainda o último elevado na Rua Paissandu, começando na General Joaquim Inácio e saindo do outro lado, no canteiro central. Todos os viadutos terão 7 m de largura na pista e torres de sustentação com 56 m de altura.

Dentro do pacote de obras sob a batuta do Governo do Estado, está também o Programa de Navegabilidade dos Rios Capibaribe e Beberibe. O projeto prevê estações de embarque e desembarque de passageiros para o transbordo e a integração com o sistema de transporte urbano existente. As rotas previstas são o corredor Fluvial Oeste - BR 101/ Centro e o Corredor Fluvial Norte - Centro/ Olinda.

A Prefeitura do Recife ficará responsável por três Corredores Exclusivos de Ônibus. O da II Perimetral (do Largo da Paz até a Avenida Presidente Kennedy), o segundo situado na III Perimetral (liga a zona norte – Rio Morno/Linha do Tiro – à zona sul da cidade - Areias, Imbiribeira e Boa Viagem) e o último do Radial Sul (entre a BR-101/IV Perimetral até a Avenida Boa Viagem).

Fonte: Jornal do Commércio e TV Jornal

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