quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cine PE 2012 dá a largada com 40 filmes na programação


Festival se estende até a próxima quarta-feira (02-05)

Publicado em 26/04/2012, às 13h24

Ernesto Barros

João Miguel e Vinícius Nascimento em cena de Á beira do caminho / Tatiana Ferro/Divulgação

João Miguel e Vinícius Nascimento em cena de Á beira do caminho

Tatiana Ferro/Divulgação

Nos próximos sete dias, Pernambuco será pela 16ª vez o ponto de intersecção do cinema brasileiro. Cerca de 250 convidados, entre produtores, diretores, atores, atrizes, técnicos e estudiosos vão se misturar aos milhares de espectadores do Cine PE: Festival do Audiovisual, que tem início nesta quinta-feria (26/04), no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda.
Para ajustar o percurso do evento, depois da conturbada edição do ano passado, os organizadores do festival, o casal Alfredo e Sandra Bertini, estabeleceram regras que têm tudo para melhorar o seu funcionamento. Pelo menos três novidades vão agradar ao público, estimado em 30 mil espectadores: a grade mais enxuta, com três curtas e um longa-metragem por noite; o início das sessões às 20h; e a oficialização da Mostra Competitiva de Curtas-metragens Pernambucanos dentro da programação da semana do festival, com sessões gratuitas no sábado e no domingo, às 16h, no Teatro Guararapes.
Mais uma vez, o “Maracanã dos Festivais” vai receber uma parcela substancial da mais recente safra da produção cinematográfica nacional. Entre os 40 filmes exibidos, 25 vão disputar o Troféu Passista: sete na Mostra Competitiva de Longas-metragens e 18 na Mostra Competitiva de Curtas-metragens. Apesar de não primar pelo ineditismo, a Mostra de Longas tenta um equilíbrio entre filmes que vão chegar aos cinemas e outros que têm o festival como a principal porta de acesso ao público.
No primeiro grupo, encontram-se as ficções Paraísos artificiais, de Marcos Prado, e À beira do caminho, de Breno Silveira, que têm suas estreias marcadas para 4 de maio e 10 de agosto, respectivamente. No outro grupo, lutam pela atenção da plateia as ficções Boca, de Flávio Frederico, Corda bamba, história de uma menina equilibrista, de Eduardo Goldstein, e Na quadrada das águas perdidas, de Wagner Miranda e Marcos Carvalho, que representa Pernambuco. É do Estado, também, o documentário Estradeiros, de Sergio Oliveira e Renata Pinheiro. Ainda na seleção, outro documentário, o filme Jorge Mautner – o filho do holocausto, de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt.
O cinema pernambucano também vai estar bem representado na Mostra Competitiva de Curtas-metragens. Entre os 18 filmes concorrentes, quatro foram produzidos no Estado e comprovam o diversificado momento da cena local, com documentários (Garotas da moda, de Tuca Siqueira, e Zuleno, de Felipe Peres Cavalheiro), filmes de ficção (Kaosnavial, de Marcelo Pedroso e Afonso Oliveira) e animação (Dia estrelado, de Nara Normande). Este ano, o Cine PE: Festival do Audiovisual vai render homenagens a três personalidades do cinema nacional: o ator Ney Latorraca (amanhã), o cineasta e produtor Fernando Meirelles (sábado, 29), e o cineasta e produtor Cacá Diegues (domingo, 30).
Programação Cine PE 2012
Quinta-feira, 26 de abril

15h
Mostra Cine PE: Um olhar para Moçambique
Lágrimas, de Júlio Silva. Longa-metragem, 193'
Local: Unicap - Rua Almeida Cunha, 245 - Santo Amaro - Recife - PE - Sala 510 (5º andar)
Acesso: Entrada franca

20h
Exposição: Angeli vê o cinema nacional
Local: Foyer do Teatro Guararapes - Centro de Convenções

20h
Mostra Competitiva de Curtas e Longas-metragens
Depois da queda, de Bruno Bini (MT). Ficção, 17'
O descarte, de Carlos Hardt e Lucas Fernandes (PR). Animação, 15'
Qual queijo você quer, de Cintia Domit Bittar (SC). Ficção, 11'15"
Intervalo
Mostra Competitiva de Longa-metragem
À beira do caminho, de Breno Silveira (RJ). Ficção, 100'
Local: Cine Teatro Guararapes - Centro de Convenções
Acesso: Ingresso (Inteira: R$ 8 / Meia R$ 4)

Fonte: www.jconline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário