sexta-feira, 20 de abril de 2012

Los Hermanos comanda primeiro dia do Abril Pro Rock

20ª edição do Abril Pro Rock recebe, nesta sexta, sábado e domingo, atrações de pop, metal e world music

Publicado em 20/04/2012, às 07h02

Renato Contente

 /
O primeiro dia do Abril Pro Rock (APR) é conhecido por trazer à cidade atrações veiculadas, em sua maior parte, à musicalidade pop. Em sua 20ª edição, o festival mantém a tradição, unindo nomes consagrados e outros bastante recentes, mas que convergem para o pop brasileiro. Nesta sexta (20), a partir das 20h30, sobem ao palco do Chevrolet Hall Los Hermanos, A Banda Mais Bonita da Cidade, Tibério Azul e a vencedora do concurso Bis Pro Rock, Somato.

HERMANOS NO RECIFE

Um dos nomes que já fizeram história no festival, a banda carioca Los Hermanos volta a se unir para trazer mais um show ao Recife. A capital pernambucana, que tem um dos maiores e mais calorosos públicos do quarteto carioca, marcou momentos seminais para eles. Foi aqui, no revéillon de 2007, no Marco Zero, que a banda fez o último show antes de anunciar o hiato que a separaria por tempo indeterminado. Entre os momentos marcantes está também o APR 2005, em que o grupo abriu o show do banda britânica Placebo, e o show de estreia do que seria a primeira turnê de "volta" da banda, em 2010.

O repertório traz canções dos quatro álbuns lançados entre 1999 e 2004, desde o rock com peso melódico do começo da carreira ao refinamento musical crescente, e sem definição precisa, dos discos posteriores. Os integrantes Marcelo Camelo, Rodrigo Barba, Rodrigo Amarante e Bruno Medina não devem deixar de incluir as aclamadas Retrato pra Iaiá, Morena, Paquetá, Sentimental e Pierrot.

AÇÚCAR E AFETO

Quem leva corações e bastante açúcar hoje ao palco do APR é a paraense A Banda Mais Bonita da Cidade. O grupo, que ficou conhecido em maio do ano passado com um clipe fofo para a música Oração, foi alvo imediato de inúmeras paródias e se tornou um vídeo viral no Youtube.

"Tudo o que aconteceu desde que colocamos o vídeo no ar foi uma surpresa. Chegar a tocar no APR nos deixa muito felizes e honrados, mas também bastante ansiosos. Acho que conseguimos administrar bem os 15 minutos de fama na internet", diz Uyara Torrente, vocalista do grupo. Para hoje, as canções Oração, Boa pessoa, Canção para não voltar e, se a banda ceder aos apelos da plateia, uma versão de Dois barcos, de Los Hermanos. Além de Uyara, integram o grupo Vinícius Nisi (tecladista), Rodrigo Lemos (guitarrista), Diego Plaça (baixista) e Luís Bourscheidt.

POETA

Tibério Azul, um dos nomes de maior destaque no cenário musical brasileiro no ano passado, leva ao APR o lirismo de Bandarra, seu álbum de estreia. Além de Veja só e Lá em casa, o também vocalista da Seu Chico divide o palco com o pianista Vítor Araújo na canção Alquimista tupi. "Sei que no APR vou encontrar uma boa estrutura, um público aberto e uma banda em completa conexão. É esse o sentido de tudo o que faço: tocar sem problemas técnicos, ter pessoas atentas e estar solto", revela o pernambucano, animado para o show de hoje à noite. Uma versão promocional do disco Bandarra vai estar à venda no festival, pela bagatela de R$ 2, ou, nas palavras de Tibério, "por dois contos, dois abraços, dois sorrisos, dois reais".

O VENCEDOR

Aos vencedores, os Los Hermanos. Foi a banda catarinense Somato a escolhida para abrir o show dos cariocas, através do concurso Bis Pro Rock. A banda une elementos do folclore latino, rock, música erudita, chanson française e MPB, com versões inusitadas de outros artistas e composições próprias. "No Recife, o foco vai ser ajustado nas músicas autorais. O APR é um dos maiores festivais de música independente do Brasil, é uma honra poder tocar aqui", revela Glória Goulart, tecladista e uma das vocalistas. Além dela, o grupo é formado por Bruno Andrade (voz e guitarra), Claudio Garcia (voz e violão), Mariel Maciel (voz e percussão) e Thiago Gasparino (voz e violoncelo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário