segunda-feira, 30 de julho de 2012

Emir Sader: A refundação do Mercosul


A entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul - a ser formalizada na terça-feira (31) em Brasília – permite que o Mercosul reformule não apenas sua composição, mas ganhe novo impulso e ocupe todos os espaços da integração regional. 


Por Emir Sader, em seu blog


Esse novo formato rompe com círculos viciosos que estavam fazendo o Mercosul girar em falso, pelas disputas comerciais por mercado entre grandes corporações privadas brasileiras e argentina. Com os outros dois países – Uruguai e Paraguai – marginalizados.

Enquanto isso os processos de integração regional – Unasul, Banco do Sul, Conselho Sulamericano de Defesa, Comunidade de Estados Latinoamericanos e do Caribe – avançavam. No começo da crise economica internacional, foi a Unasul que promoveu as reuniões dos governos sulamericanos para formular estratégias comuns de resistência aos efeitos recessivos da crise.

A solicitação de ingresso da Venezuela tinha sido aprovado no Congresso da Argentina, do Uruguai e do Brasil, ficando, há anos, bloqueada no Senado do Paraguai. Quando esse mesmo Senado promoveu o golpe branco que derrubou Fernando Lugo, os outros tres países do Mercosul, além de condenar o golpe, decidiram pelo ingresso da Venezuela, depois da suspensão do Paraguai como membro pleno.

O ingresso da Venezuela permitirá uma espécie de refundação do Mercosul, não apenas rompendo com o círculo vicioso apontado, mas também estendendo as esferas de integração para outras áreas, entre elas, a educação, a pesquisa, tecnologia, a comunicação, a cultura, os esportes, entre outros. Assim como, no próprio plano econômico, aprofundar as formas de integração.

Enfim, o Mercosul passa a poder expressar a força que a região tem demonstrado, ressaltada ainda mais pelo contraste com os países do centro do capitalismo, que seguem em crise e em recessão. Os países do Mercosul estão entre os países latino-americanos que priorizam a integração regional, as políticas sociais e um Estado ativo nos planos econômico e social.

O Mercosul, incorporando a terceira economia da América do Sul, torna-se um pólo econômico dinâmico no Sul do mundo. Deve incorporar a Bolívia e o Equador – que já solicitaram seu ingresso – como membros plenos, avançando na integração econômica regional.

Daí a importância da reunião de terça-feira (31), uma das mais importantes em toda a historia do Mercosul e certamente a mais importante há muito tempo.

Fonte: Portal Vermelho

sábado, 28 de julho de 2012

Mestrando Vitoriense assume cargo na Associação Nacional de Pós-Graduandos

Diretores da Associação de Pós-graduandos da UFPE na 64ª Reunião da SBPC

O estudante do Mestrado em Administração da Universidade Federal de Pernambuco – Anderson Diego (PROPAD/UFPE), participou junto à delegação pernambucana da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em São Luiz – Maranhão. Evento que contou com a participação de entidades e lideranças do meio científico, tecnológico e social de todo o País. Além das apresentações e exposições de trabalhos, ocorreram oficinas, debates e palestras com representantes do Governo e da Sociedade civil.



Posse da Diretoria da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) – Gestão 2012-2014

            Na terça-feira (24 de julho) ocorreu nas dependências da 64ª Reunião da SBPC - no auditório Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - a posse da nova Diretoria da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG). Durante a cerimônia de posse, foi prestada uma homenagem ao Maranhense José Mochel (in memorian) – Presidente-fundador da ANPG, em 1986.
  

Ao centro, Presidenta empossada da ANPG Luana Bonone (PUC-SP)

Em seguida, foram empossados a nova Presidente da entidade - a Doutoranda em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Luana Bonone e os demais diretores, entre eles, o Mestrando Vitoriense Anderson Diego, que assumiu a Diretoria nacional de Políticas Públicas de Juventude (PPJ). A pasta terá como principais desafios, a luta pela Aprovação do Estatuto da Juventude que atualmente tramita no Senado Federal, além de uma forte atuação junto ao Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e aos demais espaços de organização juvenil.
No ato da Posse - entre as principais autoridades presentes - estavam o Presidente do CNPq Glaucius Oliva, a Presidenta da SBPC Professora Helena Nader, Representante do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Presidente do Fórum de Pró-Reitores (FOPROP), Reitor da UFMA, Diretores da UNE, da UBES, representantes do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), a Presidenta da gestão cessante da ANPG Elisângela Lizardo e ex-Presidentes da ANPG.
Para maiores informações acerca da participação dos Pós-graduandos na 64ª Reunião da SBPC, poderão ser conferidas no sítio da ANPG – www.anpg.org.br






Por Anderson Diego,
Mestrando em Administração (PROPAD/UFPE)
Diretor de Políticas Públicas de Juventude da ANPG



Prefeitura formaliza primeira empresa de Economia Criativa do Porto Digital

Proa, empresa embarcada no Porto Digital que desenvolve estratégias de marketing com foco em cultura, tornou-se a primeira empresa de Economia Criativa do parque tecnológico a ser contemplada, pela Prefeitura do Recife (PCR), com o benefício fiscal de redução do ISS. Desde a sanção da Lei Municipal 17.762/2011, empreendimentos da indústria criativa localizados no território do Porto Digital podem requisitar o benefício.
 
Segundo Mariana Longman, uma das sócias da Proa, a empresa enxerga a cultura como uma oportunidade de negócios. “Através de projetos específicos para cada cliente, oferecemos ao mercado uma inovadora ferramenta de marketing”, comentou Mariana. A Proa visa incorporar ao planejamento estratégico de marketing a vertente cultural e, assim, desenvolver produtos culturais para atingir os objetivos das empresas a curto, médio e longo prazo.
 
A Lei 17.762/2011, sancionada no final do ano passado pela PCR, expandiu o território do Porto Digital para Santo Amaro e incorporou as atividades de Economia Criativa (cinema, produção audiovisual, design, fotografia, games e multimídia) ao Porto Digital. Esta legislação também atualizou a Lei 15.563/91, que estabelece os respectivos serviços sobre os quais se aplica o ISS. Agora, empresas de TIC e Economia Criativa instaladas no Porto Digital podem solicitar a redução do ISS à Prefeitura do Recife.
 
Com isso, a região de Santo Amaro também passa a ser contemplada com os benefícios fiscais voltados para as empresas que se instalam no território do Porto Digital, que passou a incorporar ao seu território o Quadrilátero da Rua da Aurora, composto pela área delimitada entre a Rua da Aurora, Av. Mário Melo, Av. Cruz Cabugá e Avenida Norte. A resolução em relação à empresa Proa foi publicada no Diário Oficial da Prefeitura do Recife.



Fonte: Porto Digital

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Justiça Eleitoral testa urnas e sistemas


Por Jéfte Amorim

Do NE10

O modelo de urna eletrônica que informatizou as eleições brasileiras foi utilizado pela primeira vez em 1996, e desde então vem sendo aperfeiçoado.



E para garantir a performance dessas máquinas digitais no pleito de 2012, a Justiça Eleitoral realiza, esta semana, testes de integração dos sistemas eleitorais que serão utilizados este ano. Com atividades simultâneas nos Tribunais Regionais Eleitorais de Pernambuco (TRE-PE) e do Amazonas (TRE-AM), a ação tem o objetivo de garantir a integridade dos equipamentos e tecnologias utilizados para computar, assimilar e publicar os votos.

Ao todo, 35 profissionais das Secretarias de Tecnologia da Informação (STI) dos Tribunais estão cuidando da testagem, que foi iniciada na última segunda-feira (23) e segue até a sexta (27). Além dos técnicos pernambucanos e amazonenses, servidores regionais do Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, além de representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são responsáveis pelo esquema.

O processo de testes consiste na montagem de uma abiente real, similar ao encontrado pelo eleitor no dia va votação. São montadas as urnas e as redes de informação, instalados os softwares e dados eleitorais, aplicados os sistemas oficiais e simulado um pleito. "Simulamos todo o processo real para corrigir possíveis erros, evitar falhas e melhorar aplicativos, evitando transtornos para os cidadãos e para os técnicos da Justiça", afirma Acácio Leite, Secretário do STI do TRE-PE.

Entre as principais justificativas da ação da Justiça Eleitoral, está a manutenção da segurança e inviolabilidadade do processo eleitoral. Como a contagem, interpretação e a publicação dos votos e resultados é 100% digital, os sistemas devem estar em perfeitas condições no dia 7 de outubro. "É tudo testado para que sejam evitados constrangimentos e que se mantenham a segurança e o sigilo", destaca Acácio.

"Em Pernambuco os testes estão sendo realizados em salas cedidas pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do estado, localizada no bairro das Graças, no centro do Recife.

Fonte: Portal Vermelho

Posse da nova Diretoria da ANPG



Na noite desta terça-feira (25/07) ocorreu o ato de posse da nova diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), instalada no auditório Paulo Freire - Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  

A posse, ocorreu nas dependências da 64ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Contou com as presenças da Presidenta da SBPC Professora Helena Nader, do Presidente do CNPq Professor Glaucius Oliva, do Reitor da UFMA, UNE, UBES, CONJUVE, dentre outros.

No ato, foi realizada uma homeganem a José Mochel (um dos fundadores da ANPG), em seguida, foi iniciada o ato de posse. 

Neste ato, assumir a Diretoria de Políticas Públicas de Juventude (PPJ).


Por Anderson Diego
Mestrando em Administração


terça-feira, 24 de julho de 2012

Abertura da #SBPC em São Luiz - Maranhão



Pós-Graduandos e Diretores da Associação Nacional de Pós-Graduanos (ANPG) e da Associação de Pós-Graduandos da UFPE, participam nesta semana da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre em São Luiz - Maranhão.

Mais informações, acessem: www.anpg.org.br

Conselho Curador da EBC promove audiência pública


Na próxima quarta-feira (25), o Conselho Curador da EBC realizará, a partir das 9h, uma Audiência Pública em Recife. A atividade acontecerá na Assembleia Legislativa de Pernambuco e será transmitida pela página do Conselho Curador da EBC na Internet, com o apoio da TV Pernambuco, uma das parceiras da TV Brasil no Estado.



edital de convocação da audiência foi publicado no dia 11 de julho no Diário Oficial da União e já está disponível no site do Conselho.

A audiência tem por objetivo receber contribuições de cidadãos, usuários e parceiros da empresa sobre o tema “Rede Pública de TV: programação e modelos de parceria entre a EBC e os veículos locais e regionais”. Dentre os pontos que devem permear o debate estão a criação da Empresa Pernambuco de Comunicação e a cobertura dos principais eventos locais, a exemplo do Carnaval e dos festejos de São João. Os resultados dos debates serão repassados aos demais integrantes do Conselho e à Diretoria da EBC.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição por e-mail (conselho.curador@ebc.com.br)  até às 18h do dia 23 de julho, informando nome completo, RG e, quando for o caso, entidade ao qual o inscrito é associado. 


Fonte: Empresa Brasil de Comunicação.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Cidadão pode ajudar a fiscalizar a campanha eleitoral


Passado o período de fiscalização das candidaturas, com o fim do prazo para pedido de impugnação, que terminou nessa quarta-feira (18), os tribunais regionais eleitorais (TREs) e os ministérios públicos estaduais agora vão direcionar o trabalho dos fiscais para as propagandas dos candidatos e partidos. Desde 6 de julho, elas estão autorizadas conforme a legislação eleitoral.


O promotor Rodrigo Molinaro, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais (Caop) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE-RJ) lembra que, pela Lei nº 9.504, que regula as eleições, é proibido fazer propaganda em vias e bens públicos, bem como em locais de uso público, como lanchonetes e cinemas.

“É absolutamente vedado o uso dos chamados galhardetes, como havia antigamente, até há alguns anos, em postes, árvores, sinalização de trânsito. O que se admite é a propaganda em bens privados. Então o eleitor pode voluntariamente concordar que se coloque na frente da casa dele um cartaz com a indicação do seu candidato a prefeito e a vereador predileto, desde que não seja pago, o eleitor não pode cobrar por isso”, disse.

Também são permitidos a panfletagem e comícios em horários determinados. Está proibida a distribuição de brindes ou objetos que representem vantagem ao eleitor, além da propaganda política em outdoor. Os cartazes e banners não podem ultrapassar 4 metros quadrados.

De acordo com Molinaro, o objetivo da fiscalização é evitar o abuso do poder político e econômico. Ele cita como exemplo comum o funcionamento de centros sociais, abertos por candidatos para oferecer serviços diversos, como médico, dentista e até corte de cabelo.

“O que a gente verifica é que esses centros sociais funcionam como instrumentos de obtenção de dividendos político eleitorais. Porque os políticos instalam esses centros, normalmente em localidades mais carentes, e a comunidade passa a ver naquele político um grande bem-feitor, o político se coloca como aquele que substitui o Estado. E a pergunta que se faz é: até que ponto a população não fica refém de um ciclo vicioso, com esse tipo de assistencialismo?”.

Qualquer cidadão pode denunciar a propaganda eleitoral irregular ou o abuso de poder econômico. A Ouvidoria do MPE-RJ recebe denúncias anônimas pelo telefone 127.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio também oferece o Disque-Denúncia, que funciona desde o ano passado, ainda no período pré-eleitoral. De acordo com o juiz responsável pela fiscalização eleitoral no município do Rio, Luiz Fernando Andrade Pinto, o cidadão tem participado bastante, mandando denúncias principalmente pela internet.

“As pessoas ligam, anonimamente ou não, temos uma central que recebe essas denúncias, as mais variadas, e repassa para o setor de fiscalização. É feita uma triagem e essas equipes vão até os locais verificar a procedência ou não das denúncias. O material é recolhido e levado ao juiz para apreciar se é de fato irregular.”

Desde maio, o Clique-Denúncia foi ampliado. O serviço está disponível pelo site www.tre-rj.gov.br.

Fonte: Agência Brasil

Governo reduz projeção de crescimento do PIB para 3% em 2012


A equipe econômica do governo reduziu a previsão de crescimento da economia brasileira em 2012 de 4,5% para 3,0%. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (20) pelo Ministério do Planejamento no relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias. Lançado a cada dois meses, o documento contém projeções para a economia e estimativas de gastos do governo com base nas receitas e na meta fiscal.


No relatório anterior, apresentado no fim de março, o governo previa expansão de 4,5% no Produto Interno Bruto (PIB). O relatório manteve em 4,7% a projeção de inflação oficial pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para este ano. 

Embora o Planejamento seja o responsável pela divulgação do documento, as estimativas para a economia são feitas pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

As estimativas são mais otimistas que a do Banco Central. No Relatório de Inflação, divulgado no fim de junho, a autoridade monetária projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá apenas 2,5% em 2012. Em relação ao IPCA, o Banco Central também prevê que a inflação oficial encerrará o ano em 4,7%.

Por causa da depreciação do real nos últimos meses, o documento também trouxe ajustes em relação às estimativas para o câmbio. De acordo com o relatório, o dólar fechará o ano em R$ 1,95, ante R$ 1,76 projetados anteriormente. A inflação pelo IGP-DI, índice da Fundação Getulio Vargas influenciado por preços no atacado e pelo câmbio, atingirá 6,19%, ante 4,9% previstos no documento anterior.

Com agências
Fonte: www.vermelho.org.br

Reflexão...

"Eu tenho medos bobos e coragens absurdas". 

Clarice Lispector.

Reflexão...

"Amigo é a criatura que escuta todas as nossas coisas sem aquela cara que parece estar dizendo: — E eu com isso?"

[Mario Quintana]

Porque manter a greve nas Universidades Federais?

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Brasil avança no trabalho decente, mas mantém chagas históricas


Um relatório divulgado nesta quinta (19) pela representação local da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra que o Brasil evoluiu nos indicadores socioeconômicos do chamado "trabalho decente", mas ainda há muitos desafios a serem superados.


trabalho
Para a OIT, a redução da pobreza esteve associada ao crescimento do emprego

Entre os fatores a serem comemorados, o estudo mostra que, entre 2003 e 2009, a pobreza no Brasil caiu 36,5%, o que significa que 27,9 milhões de pessoas saíram dessa condição nesse período. A OIT considera como pobres as pessoas cuja renda fica abaixo de meio salário mínimo mensal per capita. Apesar disso, a extrema pobreza ainda afeta 16,3 milhões de pessoas, 8,5% da população. 

Segundo a Organização, a redução da pobreza esteve diretamente associada ao crescimento do emprego, ao aumento real dos rendimentos do trabalho, à ampliação da cobertura dos programas de transferência de renda e de previdência e assistência social, entre outros. 

Entre os planos sociais e de transferência de renda, a OIT destaca o impacto do Bolsa Família, que em 2004 ajudava cerca de 6,5 milhões de famílias e agora chega a 13,3 milhões de famílias, com um investimento que em 2011 foi de a R$ 16,7 milhões.

Apesar da crise econômica, o Brasil manteve a trajetória de queda do desemprego, e o emprego formal cresceu de forma expressiva, sobretudo nas regiões mais pobres e com mercados de trabalho menos estruturados. Entre 2003 e 2010 foram gerados no Brasil 15,38 milhões de postos formais de trabalho, configurando um aumento acumulado de +53,6% em um período de oito anos. Ainda assim, calcula-se que cerca de 30% da massa laboral do país ainda presta serviços de maneira informal.

O relatório atribui às medidas anticíclicas implementadas pelo governo brasileiro a redução dos impactos das turbulências econômicas. De 2004 a 2009 o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 19,3%, com maior taxa no Centro-Oeste (24,9%). Ampliou-se a participação das economias regionais do Norte (de 4,9% para 5%), no Nordeste (de 12,7% para 13,5%) e no Centro-Oeste (de 9,1% para 9,6%). Mesmo assim, acrescenta a entidade, Sudeste e Sul ainda concentram 71,8% do PIB. 

O rendimento médio real dos trabalhadores cresceu continuamente, passando de R$ 896 para R$ 1.071 entre 2004 e 2009, o que representa um aumento real de 19,5% em apenas cinco anos, apesar da crise.

Desigualdades e "chagas" históricas permanecem

Apesar das conquistas, o relatório aponta que "persistem contundentes desigualdades regionais, de gênero e de raça", além de problemas históricos ainda não terem sido eliminados - como é o caso do trabalho escravo e infantil, aponta Joilson Cardoso, secretário de Políticas Sindicais e Relações Institucionais da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

A OIT aponta que o número de crianças e adolescentes ocupados entre 5 e 17 anos de idade reduziu-se em 1,05 milhão entre 2004 e 2009, passando de 5,3 milhões para 4,2 milhões. Em termos percentuais, a incidência do trabalho infantil e adolescente nesse grupo etário caiu de 11,8% para 9,8%, passando a situar-se abaixo de dois dígitos a partir de 2009.

O trabalho infantil diminuiu em todos os grupos etários. Apesar desse declínio, um contingente de 123 mil meninos e meninas ainda estava trabalhando no ano de 2009. A região Nordeste abrigava 46,3% desse total (o correspondente a 57 mil crianças), seguida pelas regiões Sudeste (24 mil ou 19,5% do total) e Norte (20 mil ou 16,2% do total).

"Temos o que comemorar por um lado, mas ainda há chagas históricas como essas que precisam ser abolidas", disse Cardoso, criticando o fato de o país permitir, a partir da Lei da Aprendizagem, o trabalho de jovens a partir de 14 anos. "Acontece que o jovem que trabalha como cortador de cana não tem nada de aprendiz", afirmou, defendendo a mudança na legislação, uma vez que elaprovocaria confusão.

Adolescentes

De fato, em 2009, 1,15 milhão de adolescentes de 14 e 15 anos de idade estava trabalhando no país, o que correspondia a 16,1% do total de pessoas nessa faixa etária. Destes, apenas 18,6 mil (ou 1,6% do total) era contratado como aprendiz de acordo com a Lei de Aprendizagem.

Joilson Cardoso destaca a importância do relatório no combate ao trabalho ao escravo, já que o estudo identifica os locais em que isso ocorre. Entre 2008 e 2011, 13.841 trabalhadores foram resgatados de situações de trabalho análogo ao de escravo pelo Grupo Especial Móvel de Fiscalização. 

A região Centro-Oeste respondia pelo maior número de pessoas libertadas (3.592) nesse período (260% do total nacional). Quatro estados concentravam quase a metade (6.454 ou 46,6%) do total de pessoas libertadas: Pará (1.929 ou 13,9%), Goiás (1.848, ou 13,4%), Minas Gerais (1.578, ou 11,4%) e Mato Grosso (1.099, ou 7,9%). 

Cardoso lembra que tramita no Senado a PEC do Trabalho Escravo, que prevê punição e até o confisco das terras em que esse tipo de exploração for verificada. "Depende agora da vontade política do Senado para pautar essa questão", obesrvou.

De acordo com o sindicalista, o gargalo do desequilíbrio regional é outro entrave que o Brasil não conseguiu superar, como mostra a OIT. "As regiões brasileiras possuem suas especificdades, então deve haver políticas regionais específicas, de forma a equilibrar o país, sob pena de perpetuarmos um verdadeiro apartheid em um país que é tão unificado. E isso é papel do poder central", avalia Cardoso.

O sindicalista destaca que o trabalho decente está diretamente ligado ao desenvolvimento com distribuição de renda e justiça social. Ele ressalta que, em um momento em que o país aproxima-se do pleno emprego, com aumento nos empregos formais, a questão da alta rotatividade é ainda um grave problema, assim como a elevada jornada de trabalho.

"No Brasil, trabalha-se 44 horas semanais, que se somam a um grande período gasto com o deslocamento para o trabalho, de cerca de quatro horas diárias. É preciso então conseguir reduzir essa jornada, que além de criar mais 2 mil empregos, representaria qualidade de vida para a população. O impacto seria de 1,9% para as empresas, que tiveram um lucro de 190%. Seria então uma contrapartida social para esse momento de desenvolvimento que o Brasil vive", defende.

Desemprego entre jovens

O dirigente sindical destaca ainda os dados relacionados ao desemprego entre jovens. "Seguindo uma tendência mundial, em 2009 a taxa de desemprego entre os jovens (15 a 24 anos de idade) era de 17,8%, sendo mais do que duas vezes superior à taxa total de desemprego (8,4%)", diz o relatório. Além disso, em 2009, um expressivo contingente de 6,2 milhões de jovens (18,4% do total) não estudava nem trabalhava. "Essa é uma situação de risco, porque o Brasil pode perder esses jovens para a criminalidade e a violência", lamenta Cardoso.

Ele também chama a atenção para os números sobre qualificação profissional. "Segundo os dados referentes ao ano de 2007, considerando-se a população de 10 anos ou mais de idade, 3,8% frequentavam algum curso de educação profissional e 18,6% não estavam frequentando, mas haviam frequentado anteriormente. Sendo assim, pouco menos de um quarto da população (22,4%) tinha passado por algum curso de educação profissional", afirma a OIT.

"Este é mais um gargalo que precisamo resolver. A qualificação está sendo desprezada em um momento importante. O governo não está dando a resposta necessária com o Pronatec. Não podemos ter ilhas de excelência cercadas por um cinturão de pobreza. Isso é causado pela falta de políticas de qualificação asoociadas às de desenvolvimento local e regional", conclui.

Da Redação, com informações da OIT

Fonte: www.vermelho.org.br

terça-feira, 17 de julho de 2012

POR ENTENDER


A quem devo culpar o motivo da minha fúria?
A quem devo acusar por ter me feito chorar?
Por quem minhas palavras precisam ser ouvidas?
Eu não sei.
Nunca o vi.
Não sei como são seus olhos.
Não sei como é seu cheiro.
Não sei o tom da sua voz.
Não sei dos seus pensamentos.
E por não saber nada, sei tudo.


Depois de tanto tempo
minha mão pousa sobre as linhas do eucalipto
Percorrendo a ira do meu coração
Só para lhe dizer tudo que nada sei
ao som do vento.




_Manuela Felix_
Correspondente do Blog

LDO aprovado em Comissão prevê salário mínimo de R$ 667,75 para 2013


Publicação: 17/07/2012 18:29 Atualização:

Brasília – A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada hoje (17) pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) e em discussão neste momento no plenário do Congresso Nacional, prevê, entre outros pontos, que o valor de salário mínimo no ano que será de R$ 667,75. Atualmente, o salário mínimo e de R$ 622.

Enviada ao Congresso em 13 de abril, a LDO tem como base para concessão do aumento a política de reajuste do salário mínimo aprovada pelo Legislativo. A lei estabelece que o reajuste tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

Pelas previsões do cenário econômico contidas no texto da LDO, o crescimento do PIB brasileiro será de 4,5% este ano e de 5,5%, em 2013.

A estimativa é superior à ultima previsão feita por analistas do mercado financeiro. Segundo o boletim Focus divulgado ontem (16), a expectativa do mercado é de expansão do PIB em torno de 1,9% este ano e de 4,1% no ano que vem.

Na justificativa da LDO, o Executivo argumenta que as políticas socais, como os programas de transferência de renda e a política de valorização do salário mínimo, têm contribuído para o desenvolvimento econômico.

Além do reajuste do mínimo, a LDO prevê superávit primário do setor público consolidado de 3,1% do PIB, dos quais a União (orçamentos fiscal e da seguridade social) contribuirá com 2,15% e os estados e municípios, com 0,95%.

A LDO orienta a elaboração e execução do Orçamento anual, das alterações tributárias, dos gastos com pessoal, da política fiscal e das transferências da União. Depois da aprovação da LDO, o Executivo tem até o dia 31 de agosto para encaminhar ao Congresso o Projeto de Lei Orçamentária (LOA). O documento estima as receitas que o governo espera arrecadar durante o ano e fixa os gastos a serem feitos.

Somente após a aprovação da LDO é que deputados e senadores podem entrar em recesso, cujo início está previsto para amanhã (18).

Sectec garante participação de instituições de ensino do Estado na Reunião da SBPC


sbpc_1


A Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Sectec) está garantindo a participação das instituições de ensino, pesquisa e inovação do Estado na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece entre os dias 22 e 27 de julho, no Maranhão. A Secretaria está disponibilizando dois estandes, com uma área total de 24 metros quadrados, para que as instituições do Estado levem suas equipes e material de divulgação de suas ações.

A Sectec também está garantindo a publicação do material de divulgação da 65ª reunião da SBPC, que acontecerá no Recife. O material será levado para o Maranhão.

A Reunião Anual da SBPC 2012 tem como tema “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”. Entre as instituições pernambucanas presentes estarão a Sectec, Itep, Porto Digital, Espaço Ciência, Facepe, UPE, UFPE, UFRPE, Ifets e Fiepe.

O encontro terá a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, do secretário pernambucano de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, além de secretários de C&T de todos os estados brasileiros, e especialistas na área de ciência, tecnologia, inovação e pesquisa de todo o Brasil e de outros países do mundo.

A reunião contará com conferências, mesas-redondas, simpósios, encontros, sessão de pôsteres, atividades culturais (SBPC Cultural), atividades para estudantes do ensino básico (SBPC Jovem) e exposições (ExpoT&C).

Durante o evento, serão debatidos temas como Estratégia Nacional de C,T&I: Desafios e Oportunidades, Pobreza, Família e Desigualdade Social no Brasil, Medicina Tropical no Século XXI, Divulgação e Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia e Inovação Social, Fontes Alternativas de Energia, A Internet Ameaçada: Acesso Livre à Informação e A Divulgação Científica no Nordeste e o Papel da Fundação Joaquim Nabuco.

Todas as atividades são gratuitas e a participação é livre para inscritos ou não inscritos, com exceção para os minicursos, que requerem matrícula antecipada tarifada devido ao limite de vagas. A programação, informações para inscrição e outras podem ser obtidas no endereço eletrônico: http://www.sbpcnet.org.br/saoluis/home/

Fonte: SectecPE

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Posse da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduandos


Convite da Posse da nova gestão da ANPG! 

Terça-feira (24/7) às 18h
Local: Centro Paulo Freire - Auditório Principal - UFMA
64ª RA da SBPC

Fonte: www.anpg.org.br

domingo, 15 de julho de 2012

Reflexão...


As melhores coisas da vida são invisíveis. É por isso que nós fechamos nossos olhos quando nos beijamos, dormimos e sonhamos...

"Cazuza"

sábado, 14 de julho de 2012

Reflexão...

"Gosto de gente bem humorada, de riso fácil, de abraço apertado. Gente de coração grande que faz amigos só pela amizade e ama só pelo amor".

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Diário Oficial da União: Reajuste das Bolsas de Mestrado e Doutorado


COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO
DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR

PORTARIA No- 96, DE 6 DE JULHO DE 2012

Dispõe sobre o reajuste dos valores das
bolsas de estudo no país.

O PRESIDENTE DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES, no uso das atribuições conferidas pelo Artigo 26 do Estatuto aprovado pelo Decreto n.º 7.692, de 02 de março de 2012, resolve:

Art. 1º Reajustar o valor das mensalidades de bolsas de estudo pagas pela CAPES, no país, para: R$ 1.350,00 (um mil, trezentos e cinquenta reais) no nível de mestrado, R$ 2.000,00 (dois mil reais) no nível de doutorado, R$ 3.700,00 (três mil e setecentos reais) no nível de pós-doutorado e R$ 400,00 (quatrocentos reais) para o nível de Iniciação Científica, com efeitos financeiros a partir de 1º de julho de 2012.


Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

JORGE ALMEIDA GUIMARÃES
Presidente

Fonte:http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/PORTARIA-N-96-DE-6-DE-JULHO-DE-2012.pdf

ANPG chega aos 26 anos comemorando as conquistas e planejando o futuro


No dia 12 de julho de 1986, quarenta e sete pós-graduandos reunidos na Universidade Federal do Paraná (UFPR) fundaram a Associação Nacional de Pós-Graduandos. A ANPG foi criada com um documento que assinalava dezesseis objetivos da nova entidade, entre eles lutar por mais e melhores bolsas, elaborar uma estratégia de lutas e prioridades, lançar um jornal oficial e tornar a ANPG influente junto aos demais setores acadêmicos e ao conjunto da sociedade.

Porém, muito antes, nos anos 60 e 70 (a pós-graduação brasileira foi regulamentada em 1965) os pós-graduandos já vinham se articulando em torno de bandeiras próprias. Data da década de 70 a criação das Associações de Pós-Graduandos (APGs) mais ativas na resistência à ditadura, entre elas APG da Unifesp e PUC-Rio (1976).

As APGs foram as bases para a formação de um movimento nacional unificado de pós-graduandos, o que se concretizaria em meados da década seguinte. Elas também funcionaram como núcleos de articulação contra a ditadura, ao lado da UNE e da UBES. Em 1977 os pós-graduandos se mobilizaram para enfrentar a tão notória e vergonhosa invasão da PUC-SP pela Polícia Militar. Também se reuniram com vários segmentos da comunidade acadêmica em torno da iniciativa de organizar a reunião da SBPC daquele ano, ameaçada pelo regime militar.

Thereza Galvão da Silva e Edson Pereira Cardoso (PUC-Rio), Ricardo Berbara e Aristóteles Moraes e Silva Neto (UFRJ), José Augusto Mochel e Luiz Eugênio Mello (Unifesp), Paolo Livotto e Benjamim Mendes (Unicamp) são alguns dos integrantes da 1ª gestão da ANPG. José Augusto Mochel, maranhense, será homenageado durante a Posse da gestão 2012-2014, compondo a programação oficial da 64ª Reunião Anual da SBPC, em São Luís, ainda este mês. 


Saiba mais sobre as atividades da ANPG na 64ª RA da SBPC aqui.

De lá pra cá o Movimento Nacional de Pós-Graduandos cresceu, espalhou-se pelo Brasil e hoje possui raízes fortes de Norte a Sul do país. Não foram poucas as batalhas travadas pela ANPG, desde o Fora Collor, passando pelos difíceis anos FHC (tanto para a ciência como para a educação), até ser, em 2003, pela primeira vez, recebida pelo então Ministro de C&T, Roberto Amaral. Nos anos 2000 a ANPG também concretizou sua aproximação com os grupos PET, com a realização do 1º Encontro de Jovens Cientistas, que terá sua 13ª edição neste mês, também durante a 64ª RA da SBPC.

Não há como falar dos 26 anos da ANPG sem citar a maior sociedade científica do país. Os pós-graduandos sempre estiveram presentes tanto nas reuniões anuais da SBPC como em sua construção cotidiana. Ano passado, na comemoração dos 25 anos da ANPG, durante a 63ª RA da SBPC em Goiás, foi anunciado pela presidenta da entidade, Helena Nader, a ANPG como 99ª entidade científica filiada à SBPC. O reconhecimento de todo o trabalho feito até aqui e o que ainda está por vir. Na ocasião da comemoração dos 25 anos pudemos reunir diversos ex-presidentes e ex-diretores, que puderam juntos compartilhar histórias e experiências de um passado e de um presente de luta em defesa da ciência e do Brasil.Relembre aqui o Ato de 25 anos.

Apesar de jovem, a ANPG é membro da Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (OCLAE), do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), do Conselho Nacional de Saúde, do Conselho Superior (CS) e do Conselho Técnico-Científico (CTC) da Capes e do Conselho Deliberativo do CNPq, posições de destaque que coroam a importância da ANPG como entidade representativa dos pós-graduandos brasileiros. Não à toa o recente reajuste de 10% das bolsas de pesquisa, conquistado pela intensa mobilização e pressão da ANPG em conjunto com as APGs em torno da campanha #MinhaBolsaNaoAumentou, foi anunciado pelo presidente do CNPq durante o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos.

O dia é de comemoração e de muitos planos pelo futuro que está por vir. Toda a história da ANPG aqui brevemente resumida nos dá a dimensão dos desafios que estão postos. Não nos furtaremos às batalhas, muito ainda precisa ser feito. Contamos com a companhia de cada pós-graduando deste país.

Saudações estudantis!

Viva a ANPG!

ANPG
www.anpg.org.br

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Sorrisos


Em meio as mais sóbrias aflições de minha vida
Descobrir o teu “Sorriso” doce, sincero e alegre...
Contempla-lo...
É como navegar em águas calmas, dormir em um sono profundo,
E viver em completa paz...

Em teu sorriso
Descobrir coisas belas dessa vida
Reencontrei-me com o amor
Com o afeto e com a felicidade

Teu sorriso inspira poesias, desperta carinho e vontade de te amar...
Provoca uma completa atenção aos meus olhos...
Que não param de reparar cada gesto e movimento executado por tua face...
Por teus lábios...

Sorrisos sinceros
Estes me interessam,
Pois, deles, surgem grandes e belas histórias de amor...
Que emocionam casais apaixonados...

E que provocam em nós...
Bons sentimentos e boas sensações...
Que nos inspiram e nos alimentam de paixão... 

Desbravar estes sorrisos...
É algo que almejo...
Que sonho...
Sorrisos como o teu...
...É algo que sempre busquei ter ao meu lado!

Por Anderson Diego (2012)

terça-feira, 10 de julho de 2012

Reflexão...


O tempo nem sempre cura tudo. Tenho feridas que já cicatrizaram, mas que insistem em latejar quando o dia está nublado. 

Clarissa Correa

UPE abre inscrições para concurso de professor


UPE abre inscrições para concurso de professor

Universidade de Pernambuco (UPE) abriu nesta quarta-feira (04/07) as inscrições para o concurso público de provas e títulos que selecionará candidatos ao provimento de 86 vagas para cargos de professor universitário, sendo 65 para assistente-I/a e 21 para adjunto – I/a, diplomados em nível superior, com formação de pós-graduação de mestrado e doutorado, respectivamente. Os interessados devem fazer as inscrições até o dia 17 de agosto deste ano, presencialmente, nas unidades da instituição onde desejam atuar.

A taxa custa R$ 150,00, e o pagamento deverá ser efetuado na Caixa Econômica Federal, agência 1584, conta corrente: 23 85-9. Os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas sociais do governo Federal (CadÚnico) podem solicitar isenção dessa taxa até o dia 10 deste mês de julho. O resultado com os nomes dos contemplados com a isenção será divulgado no dia 12/07, no endereço eletrônico www.upe.br. O prazo para início da realização das provas será a partir de 04 de setembro deste ano, com cronograma a ser definido em cada unidade de educação da UPE. A homologação e publicação do resultado final do concurso será até o dia 28 de setembro de 2012. O concurso terá validade de dois anos, prorrogáveis por igual período, a partir da data de homologação do seu resultado final.

O candidato aprovado e classificado será nomeado para o Quadro Permanente da UPE, pelo regime jurídico estatutário, conforme a Lei Estadual no 6.123/68 e alterações posteriores, com o vencimento-base de: Professor Assistente: R$ 3.163,31 (três mil, cento e sessenta e três reais e trinta e um centavos) e Professor Adjunto R$ 4.127,82 (quatro mil, cento e vinte e sete reais e oitenta e dois centavos), com a carga horária de 40 horas semanais, fazendo jus à gratificação por titulação acadêmica de 25% (vinte e cinco por cento) ou 50% (cinquenta por cento) sobre o vencimento-base pelo título de Mestre ou Doutor, respectivamente. O candidato nomeado poderá solicitar gratificação de Dedicação Exclusiva (DE) que correspondente a R$ 2.060,00 (dois mil e sessenta reais) para o cargo de professor assistente e R$ 2.685,00 (dois mil e seiscentos e oitenta e cinco reais) para o cargo de professor Adjunto).

Confira o edital completo aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UPE

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Reflexão...

"A vida é para cima e para baixo. A oscilação é que dá prazer. A linha reta no eletrocardiograma é a morte "

Leopold Nosek

Cidades pernambucanas já votarão através da biometria


Eleitores de onze municípios de Pernambuco votarão nas eleições municipais de 2012 através do processo de identificação por biometria. O sistema não permite que pessoas votem no lugar de outras. Na hora da votação, o eleitor mostrará seus documentos normalmente ao mesário, porém a urna só será liberada após a confirmação da identidade do eleitor por meio do reconhecimento biométrico da impressão digital.


Isso agilizará o tempo de votação porque os eleitores não precisarão assinar a folha de votação

As onze cidade que escolherão seus prefeitos e vereadores já com a biometria são: Aliança, Caruaru, Tamandaré, Catende, Cupira, Ilha de Itamaracá, Macaparana, Rio Formoso, Sanharó, Vicência e Itapissuma. Além dessas, o Arquipélago de Fernando de Noronha já conta com o processo, mas lá não há eleição municipal, pois se trata de administração estadual. Ao todo, mais de 353 mil eleitores pernambucanos já foram cadastrados biometricamente.

No Brasil, 7,5 milhões de eleitores votarão em 2012 através da biometria em 295 cidades e 24 estados. Os eleitores que não se recadastraram no prazo determinado pelos TRES não poderão votar nas eleições de outubro e terão que justificar a ausência em qualquer cartório eleitoral do país. Quem não justificar a ausência da votação pagará uma multa de R$3,50 por turno.

Segundo a coordenadora de biometria do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco – TRE/PE, Raquel Salazar, Recife está na mira do TRE para o cadastramento dos eleitores para as eleições de 2014. “Não tem nada certo ainda, mas pretendemos começar o recadastramento dos eleitores do Recife em Novembro deste ano e de algumas cidades do interior no ano que vem”, comentou Salazar.

O mesário convocado para trabalhar em uma seção que já possua a biometria, receberá um treinamento especial para que não haja problemas como houve no primeiro turno de 2010. “No primeiro turno de 2010 houvem alguns problemas, mas que foram solucionados para o segundo. Na eleição de 2012, faremos simulados com os mesários para que não haja nenhum problema de natureza humana”, completou Raquel Salazar.

Só lembrando: para votar, mesmo com a biometria, ainda é necessário que o eleitor leve o título de eleitor e algum documento oficial com foto (RG, habilitação, Carteira de trabalho, passaporte, ou identificação de classe como; OBB, CREA e Cremepe).

Fonte;Richard WagnerDo NE10

Entenda como são eleitos os vereadores


No pleito eleitoral deste ano, os eleitores dos 5.561 municípios brasileiros elegerão seus prefeitos e vereadores. Mas a vitória na disputa pelos cargos é definida de maneiras diferentes para o poder executivo e para o legislativo. Enquanto no executivo (presidência, governos estaduais, distritais e municipais) vence o candidato com o maior número de votos, no legislativo, à excessão dos senadores, o sistema de eleição é proporcional.



Apesar de pouco conhecido e parecer complicado, o sistema proporcional não é nenhum bicho de sete cabeças. Baseado em cálculos matemáticos, o sistema elege representantes por proporção de votos do partido ou da coligação. Ou seja, ao votar em um candidato a vereador, você contabiliza um voto para a legenda que ele representa, para que seja definida a quantidade de vagas a que o partido ou coligação tem direito. Assim, quanto mais votada a legenda, a mais vagas nas câmaras municipais ela tem direito, sendo preenchidas essas vagas pelos cadidados mais votados da representação.

A definição das proporções é delimitada por "quocientes" matemáticos básicos, descritos na Lei Nº 9.504/97. Há dois deles: o quociente eleitoral, que define que partidos e coligações terão direito a vagas na câmara a partir da fixação de um número mínimo de votos; e o quociente partidário, que define o número de assentos de cada sigla no legislativo.

O Quociente Eleitoral (QE) é definido pelo número de votos válidos, que equivale ao número total de votos menos os brancos e nulos, dividido pelo número de vagas na câmara, desprezando os números à direita da vírgula. Assim, se tomarmos como exemplo uma cidade com 9 vagas para vereador, onde haja 6.050 votos válidos, o quociente eleitoral será igual a 672. Portanto, para concorrer a uma vaga o partido deve ter mais votos que o número do quociente eleitoral.

Jéfte Amorim
Do NE10

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Campanha eleitoral começa nas ruas e na internet nesta sexta


A partir desta sexta-feira (6), os candidatos e coligações estão liberados para fazer campanha nas ruas e na internet, porém com restrição. 

Os candidatos só podem distribuir material impresso, “santinhos”, adesivos e bandeiras que contenham o número do CPF ou CNPJ dos candidatos e da gráfica, além da quantidade de material impresso. 

A pintura e a fixação de placas nos muros das propriedades particulares devem ser gratuitas e não podem ter mais de quatro metros quadrados. Placas, bandeiras, cavaletes e bonecos estão liberados, desde que não atrapalhem a circulação de veículos e das pessoas e que não fiquem em pontes, viadutos, passarelas, parques públicos, paradas de ônibus e arvores. 

As propagandas na internet também estão liberadas nos blogs e redes sociais desde que gratuitas - anúncios pagos só podem ser feitos em jornais , observdo o tamanho permitido por lei. Também está proibida qualquer tipo de vinculação do candidato em comércios como shopping, lojas e restaurantes. Os candidatos também não podem usar as igrejas católicas ou evangélicas para pedir votos.

Comícios podem ser feitos entre 8h e meia-noite, mas os organizadores devem avisar a Polícia militar com 24h de antecedência para que não haja conflito entre militâncias. Já estão proibidos showmícios, que é quando o candidato se utiliza de artistas para atrair pessoas, outdoors, trios elétricos e distribuição de brindes como camisas, bonés e chaveiros. 

São considerados crimes eleitorais: boca de urna, compra de votos, falantes no dia da eleição e caluniar e difamar durante a campanha. 

Durante os três meses da campanha, a comissão de propaganda do TRE-PE anuncia que estará nas ruas fiscalizando os candidatos. “Estaremos com oficiais de justiça fiscalizando as campanhas e, se for identificada alguma irregularidade, ela será retirada e o candidato, notificado. Dependendo da irregularidade, o candidato pode sofrer de uma notificação e multa até a perda do mandato e se tornar inelegível”, contou Henrique Melo, coordenador da comissão de propaganda eleitoral do Recife e de Jaboatão.


Fonte NE 10

64ª RA da SBPC: posse da nova gestão da ANPG e debate sobre o PNPG



No próximo dia 22 de julho acontece a abertura da 64ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís. A expectativa dos organizadores do maior evento científico do país é que mais de 10 mil participantes circulem pela reunião.

As atividades se dividem entre Programação Científica, Sessão de Pôsteres, SBPC Jovem, SBPC Cultural e ExpoT&C. As conferências, simpósios e mesas-redondas já estão confirmados e podem ser conferidos aqui.

De acordo com a SBPC, o tema em 2012 - Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza - encerra a questão da inclusão social, abrindo espço para incorporarmos, de forma definitva, ainda que não totalmente completa, a questão da inclusão social em nossos eventos. 
A ANPG participará ativamente da 64ªRA, inclusive realizando a posse da nova gestão. A solenidade de posse acontece na terça-feira (24), às 18h no 
Auditório Principal do Centro Paulo Freire. Uma homenagem a um dos fundadores da ANPG, José Augusto Mochel, está sendo preparada. Os pós-graduandos que estiverem em São Luís já estão convidados.
Mais informações sobre a 64ª RA da SBPC: http://www.sbpcnet.org.br/saoluis/home/

Atividades da ANPG na 64ª RA da SBPC
Abertura da 64ª RA da SBPC
Domingo (22/7) - das 19h às 21h
Local: Centro de Eventos
Mesa-Redonda: FRONTEIRA DA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
Terça-feira (24/7) - das 15h30 às 18h
Coordenador: Helena Bonciani Nader (SBPC/UNIFESP)
Participantes: Jorge Almeida Guimarães (CAPES), Glaucius Oliva (CNPq), Maira Baumgarten Correa (UFRGS) e Luana Bonone (ANPG)
Local: Centro Paulo Freire - Auditório Principal
Solenidade de Posse da nova gestão da ANPG
Terça-feira (24/7) às 18h
Local: Centro Paulo Freire - Auditório Principal
Reunião da diretoria plena da ANPG
Quarta-feira (25/7), das 10h às 18h
Local: sala de aula ainda não definida
Perspectivas da avaliação da pós-graduação brasileira (Ciclo de Debates sobre o PNPG)
Quarta-feira (25/7) às 18h
Local: Prédio do CCH/UFMA Auditório Ribamar Carvalho

Da Redação.
Fonte: www.anpg.org.br