Tenho a grande satisfação de anunciar a publicação do capítulo intitulado Institutional Approach from a Relational Perspective: An Analysis of the Interactions of the Pernambuco Innovation System (SPIn), no volume da conferência ICICT 2025 (Londres, 18-21 fev. 2025) e que integra a série Lecture Notes in Networks and Systems da Springer.
Você pode acessá-lo aqui: https://doi.org/10.1007/978-981-96-6929-5_2
O que o estudo aborda
Neste trabalho, investigamos como a abordagem relacional da teoria institucional pode contribuir para a compreensão da organização dos sistemas de inovação regionais — com foco específico no Pernambuco Innovation System (SPIn), no estado de Pernambuco. O método utilizado foi um estudo de caso qualitativo, com análise documental e entrevistas, a partir de três dimensões: regulamentos, organizações e instituições.
Os resultados mostram que o SPIn opera sob tensões entre as estruturas regulatórias existentes e as práticas organizacionais emergentes, o que exige uma governança regional adaptativa e de curto prazo para viabilizar a nova Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (2023-2027).
Por que esta publicação importa
- A publicação em uma conferência internacional com edição Springer confere visibilidade global ao trabalho e fortalece a cadeia de impacto — relevante para candidaturas de bolsas, parcerias internacionais, e para a visibilidade acadêmica.
- O tema se conecta diretamente à minha linha de pesquisa doctoral — Imaginer l’innovation : conflits de sens et reconfigurations urbaines à Montréal — especialmente no que se refere à reflexão crítica sobre inovação, discurso e reconfigurações territoriais.
- Para pesquisadores e profissionais de inovação regional, políticas de ciência e tecnologia e sistemas organizacionais, o artigo oferece uma lente institucional relacional para pensar como se estruturam (e reconfiguram) os sistemas de inovação numa lógica urbana-territorial.
Convite à leitura
Se você se interessa por inovação, reconfiguração urbana, análise institucional ou políticas de C,T&I, este trabalho é uma excelente porta de entrada. Convido você a ler o capítulo completo — e estou à disposição para diálogo, parcerias ou extensão desse tema em outras regiões ou contextos.
🔗 Acesse o capítulo completo: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-981-96-6929-5_2
Por Anderson Diego
Nenhum comentário:
Postar um comentário