quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Já foi notícia: Postagens antigas em alguns veículos de comunicação...

Em Pernambuco, estudantes da UNIVASF conquistam reserva de vagas

A universidade também aderiu recentemente a proposta de implementação do ENEM como novo sistema de avaliação e de acesso

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) aprovou na última quarta-feira (6) em reunião do Conselho Universitário, realizada em Petrolina, no sertão Pernambucano, a sua adoção ao sistema de cotas sociais, que reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas.

A universidade também aderiu recentemente a proposta de implementação do ENEM como novo sistema de avaliação e de acesso. As conquistas fazem parte de mobilizações dos estudantes liderados pelo Diretório Central dos Estudantes da UNIVASF, UNE, UBES e a UEP.

Segundo o pró-reitor de ensino, Marcelo Ribeiro, para conseguir a vaga, o estudante cotista não pode zerar uma das quatro partes da prova (serão quatro eixos, conforme o MEC: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação), ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias). A regra vale tanto para os estudantes da rede pública quanto para os da rede privada. Mas só será aplicada na primeira opção de curso do candidato.

"Essa medida surge no intuito de democratizar ainda mais o acesso a universidade e colocá-la de fato a serviço do desenvolvimento e progresso de nossa Nação. Isso permite e cria expectativas aos jovens que antes nem sonhavam em um dia entrar na universidade por não poder pagar um cursinho pré-vestibular ou uma mensalidade em escola da rede privada", avalia a presidente do DCE da UNIVASF, Mayara Coelho, estudante de medicina.

A UBES criou uma Blitz da Reserva de Vagas e está permanentemente mobilizando os alunos para cobrarem do Congresso Nacional a aprovação desta medida que surge como uma medida de reparação histórica para com os estudantes brasileiros, democratizando o acesso a universidade e proporcionando cada vez mais oportunidades iguais ao nosso povo.


De Petrolina,
Anderson Diego
Estudante de Marketing e Tesoureiro Geral da UEP.
(NetRepórter)

Postado no dia 11 de maio de 2009
Fonte: www.une.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário