terça-feira, 4 de junho de 2013

Pernambucana Vic Barros é eleita presidenta da UNE

“A juventude está viva e pronta para continuar suas lutas”, disse Virginia Barros (Vic), presidenta eleita da União Nacional dos Estudantes (UNE), durante o 53º Congresso Nacional da UNE, que ocorreu entre os dias 29 de maio e 02 de junho, na cidade de Goiânia, no Estado de Goiás. Vic foi eleita com 68,3 dos votos dos 3.764 delegados credenciados. Virginia integra a chapa Movimento Bloco na Rua, encabeçado pela União da Juventude Socialista (UJS).





Segundo a direção da UNE, participaram do Congresso mais de oito mil estudantes, representando cerca de 800 municípios. A UNE destaca que esta edição do Congresso mobilizou cerca de 98% das instituições de ensino do país.

A presidenta eleita destacou ser “muito simbólico os estudantes alçarem, à presidência da UNE, uma mulher”. Ela lembra que, além dela, somente mais quatro mulheres ocuparam esse cargo, o que demonstra os desafios das mulheres na luta por maior representatividade nos espaços de poder.

“Empoderar as mulheres nos espaços de poder, seja instituído seja nos movimentos sociais, além de ser uma demanda urgente que está dada para a sociedade, de forma que consigamos naturalizar a presença das mulheres nesses espaços”, destacou Vic.

Sobre os desafios a serem enfrentados a partir de hoje, a nova dirigente da UNE destacou que a principal bandeira da UNE será a luta pela destinação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto), 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-sal para educação.

"Recebemos o bastão de uma gestão que já obteve grandes conquistas. Seguiremos no combate para ampliar essas conquistas. De modo que bandeiras como a luta contra a desnacionalização da educação, o reforço da luta pelo reforço da política de cotas, a luta pela reforma política e dos meios de comunicação serão bandeiras que continuarão dando o tom da luta da UNE”.



Daniel Iliescu reafirmou o significado de conduzir à direção da UNE mais uma mulher. "Nossa companheira conduzirá com grande êxito as lutas da UNE".

Ao passar o bastão para a nova presidenta, Daniel falou sobre a importância que a UNE ganhou nos últimos anos e destacou a pluralidade da entidade. "A UNE é um se forjou como espaço fértil para as lutas políticas, a juventude tem muito a fazer e a UNE está ciente disso. Vic liderará as nossas lutas e ampliará ainda mais a força da UNE", pontuou.

O presidente da União da Juventude Socialista (UJS), André Tokarski, salientou que a UJS buscou se conectar com as lutas do movimento estudantil e o resultado alcançado nesse Congresso é resultado da luta de uma juventude conectada com as lutas e que está ciente dos desafios do nosso Brasil. 


Segundo o dirigente da juventude socialista, "a militância está de parabéns. Ela se mobilizou nos 27 estados, colocou o bloco na rua, para refletir sobre as lutas da juventude e o resultado alcançado é fruto do esforço dessa militância aguerrida".

Ele lembrou ainda que “junto com o Movimento Bloco na Rua, a UJS foi mais uma vez protagonista nessa mobilização para a construção do Congresso da UNE e elegemos uma representante de todo o movimento estudantil brasileiro. Ao mesmo tempo em que é combativa e formuladora, Vic é também uma mulher atenciosa, que ouve a opinião dos estudantes. Tenho convicção de que por ser mulher, a nossa nova presidenta da UNE vai ampliar a representação da entidade nos rumos do debate da educação”, disse Tokarski..

UNE 2013/2015

A nova direção é composta por 81 diretores, sendo que 17 participam da diretoria executiva, ocupando posições como presidência, vice-presidência, secretaria geral, diretoria de universidades públicas, diretoria de universidades particulares, diretoria de comunicação e diretoria jurídica.

 Do site de Luciano Siqueira com informações do Portal Vermelho


Nenhum comentário:

Postar um comentário