A Venezuela assumiu nesta quarta-feira (5) a Secretaria pró témpore do Mercosul Cultural, no marco de uma reunião ministerial programada para Montevidéu (Uruguai). Com este mecanismo regional "teremos uma ferramenta que ajudará a circulação de bens culturais, a formação de artistas", entre outros benefícios para os povos sul-americanos, afirmou o Fidel Barbarito, responsável pela secretaria.
Este novo desafio, que corresponderá ao governo venezuelano durante seis meses, faz parte da agenda da 36ª Reunião de Ministros de Cultura do bloco. A participação da Venezuela nesta reunião é "o resultado do esforço de integração legado pelo Comandante Hugo Chávez, quem disse que o Mercosul é o motor fundamental da América do Sul", afirmou Barbarito.
Na reunião foi abordado o acordo de preservação dos bens patrimoniais que "nos importam muito, já que assim os povos do Sul terão uma força continental para a proteção e conservação do patrimônio tangível e intangível", acrescentou o ministro.
Também foi debatida a Criação da Comissão de Artes, o Regulamento Interno do Mercosul Cultural, o Fundo Mercosul Cultural e será proposta a discussão do Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul).
Com Prensa Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário