sexta-feira, 25 de maio de 2012

UFPE dar ponta pé nas discussões em torno do Novo Estatuto


         
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inicia os trabalhos para a elaboração da metodologia de trabalho para a construção do seu novo Estatuto. Partindo das discussões realizadas pelo Conselho Universitário, em reunião no dia 28 de março do corrente ano, aprovou-se a criação de um Grupo de Trabalho que buscará construir e apresentar ao Conselho propostas de metodologias a serem implantadas para a construção do novo Estatuto da Universidade. 

Na última quinta-feira (24 de maio) realizou-se a reunião do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração das propostas de metodologia para a elaboração do novo Estatuto da UFPE. A Comissão conta com a representação de todos os Centros Acadêmicos da Universidade, além da representação do sindicato dos docentes, técnico-administrativos e dos estudantes (Graduação e Pós-Graduação). 

Na reunião estiveram presentes o Magnífico Reitor da UFPE – Professor Anísio Brasileiro, e o Vice-Reitor – Professor Silvio Marques. A Associação de Pós-Graduandos da UFPE foi representada, neste ato, por seu Vice-Presidente – o Mestrando em Administração Anderson Diego. 

O Magnífico Reitor abriu os trabalhos, apresentando um breve relato sobre os debates e expectativas que permeiam a construção do novo Estatuto da Universidade. A necessidade em construir um Estatuto que possibilite a construção de uma Universidade contemporânea, moderna, que consiga corresponder aos desafios do mundo atual e que esteja inserida nos debates da sociedade. Do mesmo modo, uma Universidade atenta às diversidades e às culturas diversas, proporcionando um ensino e formação de qualidade aos seus estudantes, inovando na construção do conhecimento, da pesquisa e extensão. Possuindo um quadro jurídico e regulatório democrático, flexível e ágil nas tomadas de decisões. 

Em seguida, foi iniciada uma rodada de debates com os presentes, dos quais puderam explanar acerca de suas expectativas e aspirações em torno desta importante pauta. Entre os principais debates realizados, tratou-se: 1) Necessidade de revisitar todos os debates que permeiam o Estatuto da Universidade ao longo da sua história, como forma de resgatar as discussões sobre o tema; 2) Entendimento acerca do que seria o Estatuto, roteiro de como proceder (normas) e quais as necessidades ele busca corresponder; 3) Construção do Termo de Referência. 

Com relação ao Termo de Referência, chegou-se a alguns pontos que o mesmo buscará conter: a) Conceito/papel/missão da UFPE; b) Incluir, através de pesquisas, documentos bases (norteadores) para a elaboração do novo Estatuto; c) Sistematizar as contribuições dos debates acerca do novo Estatuto nos últimos anos; d) Elaborar as temáticas a serem debatidas em torno do novo Estatuto; e) Definir como serão realizadas as discussões (metodologia de trabalho); f) E construir da agenda de trabalho. 

Em clima de muita disposição e ânimo dos presentes, foi encerrada a reunião do Grupo de Trabalho, sendo agendada uma próxima na semana que vem. 

Para maiores informações, bem como, o acesso a documentos que permeiam a construção do novo Estatuto da UFPE, podem ser acessados através do portal: www.ufpe.br/novoestatuto/


Por Anderson Diego
Mestrando em Administração (PROPAD/UFPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário